sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jogo dos sete erros: um retrato da Vesperata

A foto abaixo, disponível no site Dzaí, portal do Estado de Minas, mostra uma cena da Vesperata, principal atração turística da cidade de Diamantina (clique aqui para ver mais).

Ela foi colocada  abaixo em tamanho grande de forma proposital. Convido o prezado leitor a dedicar alguns segundos para analisar cuidadosamente alguns detalhes interessantes da cena que mostram o descuido com essa importante manifestação cultural:

1- Percebam o estado em que se encontra o palco do maestro. Improviso e descuido total;  Ponto positivo: já melhoraram sensivelmente esse aspecto, pois forraram o palco com um tecido vermelho. Ficou bem melhor…

2- A famosa fita “zebrada” (preta e amarela). Qual a sua função? Até hoje não consegui entender o motivo de sua existência;

3- Cadeiras de plástico azuil  entre as de madeira. Esteticamente feias, não combinam com o evento e o ambiente rústico da paisagem;

4- Tem cadeira vazia e pessoas sentadas no chão frio;

5- Aproveitem a liquidação da Nova Estrela. Cadê a regulação urbana?;

6- Olha ali o trabalho infantil presente de bermuda azul e camisa vermelha;

7- Que luz branca é essa no canto superior esquerdo? Já pensou como seria se a Vesperata tivesse um projeto de iluminação profissional que valorizasse o evento?

Você consegui ver algo mais? Tem mais sugestões? Compartilhe conosco.

Foto: Rogério Adriano

image

3 comentários:

  1. 8 - falta divulgação do evento, tanto em Diamantina como na mídia nacional; quem já viu alguma propaganda da Vesperata na TV?

    9 - falta algo a mais para o final da vesperata, mantendo os visitantes e diamantinenses por mais tempo no local e consequêntemente consumindo. Tanto grupo musical em Diamantina, por que não aproveitá-los?

    ResponderExcluir
  2. A vesperata, apesar de ser um evento muito importante para Diamantina e já existir a alguns anos, ainda está engatinhando em se tratando da organizacao e realizacao.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário de que não há divulgação. Por diversas vezes me surpreendi por chegar lá e estar tendo vesperata. Outro erro, e que vem a ser uma explicação da fita zebrada, é a exclusão sofrida pelos diamantinenses pela vesperata. Reserva de mesa é uma coisa... deixar os diamantinenses atrás de uma fita é quase um crime!

    ResponderExcluir