sábado, 30 de abril de 2011

O que você acha do Passadiço Virtual?

O blog Passadiço Virtual nasceu do desejo de conhecer e compartilhar com as pessoas um pouco da história e do cotidiano da cidade de Diamantina e região. Há pouco mais de dois anos, ao mudar-me definitivamente para a cidade, percebi a falta de informações sobre a cidade e resolvi registrar as minhas percepções sobre algumas leituras, conversas, opiniões, pesquisas na internet e passaeios exploratórios pela cidade e região. Escolhi a linguagem do blog pela liberdade de opinião, a agilidade para disponibilizar as informações  e pelas facilidades oferecidas pelas novas tecnologias.

Tudo começou de forma bem amadora, sem compromisso com conteúdos, temas ou pessoas. Enfim, uma total independência que permance até hoje. No início eram pouquíssimos leitores, em média vinte visitante por dia. Hoje já são aproximadamente 250  por dias, chegando a 400 em dias de pico. No total já foram mais de 60.000 visitas durante esse período.

Ao ler os primieros posts percebe-se um certo deslumbramento diante da inegável beleza e da riqueza da cidade e do Vale do Jequitinhonha. Com  o tempo, passamos a conhecer melhor as pessoas, a cidade, seus hábitos, costumes e problemas. Naturalmente, o conteúdo recente do blog reflete esse processo de maior aproximação com o cotidiano da cidade, permitindo lançar um olhar mais critico e cidadão sobre a nossa realidade.

Porém, hoje começo a refletir se vale a pena continuar com o blog no ar. Eventualmente bate o sentimento de que estamos falando sozinhos, um monólogo sem fim. A ausência de comentários e do “feedback” é, de certa forma, desanimadora. O que move um blogueiro a continuar um projeto é a possibilidade de diálogo com o leitor. Excetuando alguns importantes colaboradores e interlocutores que se transformaram em “grande amigos virtuais”, como por exemplo  o Wellington Gomes, Leonardo Pinheiro,  Banu,  Saul Moreira  e o saudoso Assisinho Horta e alguns outros, na maioria das vezes esse diálogo não se concretiza.

Enfim, daí surge a grande dúvida: que opinião as pessoas têm do Passadiço Virtual? Para tentar obter essa resposta inseri uma enquete no lado esquerdo superior para que vocês possam se manifestar de forma bem fácil e rápida. Quem quiser escrever algo mais, basta clicar abaixo em comentários e deixar algumas palavras. Sugestões e críticas sinceras serão sempre bem vindas. Obrigado.

Grande abraço e saudações a quem tem coragem…

13 comentários:

  1. O primeiro voto aí ao lado é o meu!
    Fernando, acho que o Passadiço já é uma referência, com toda sinceridade.
    Venho sempre aqui, nem sempre comento, mas digo a você que o que você coloca aqui faz parte de conversas, desperta e movimenta.
    Bom conteúdo, curiosidades interessantes e assuntos de real interesse pra todos nós. Concordo com muita coisa. Acho que você comenta com desejo de melhoras e não desmerecendo o lugar.
    Confesso que só me arrepiei uma vez sobre asfalto (adoro nossas rus cor de prata, únicas e por isso, independente de serem de quando forem, já as acredito incorporadas ao nosso patrimônio), mas foi só essa vez.
    Saudável e necessário, assim defino o Passadiço.
    E sempre fico lisonjeada e orgulhosa, no melhor e mais bonito sentido, quando você cita a Treliça.
    Anime-se aí, continue firme, que é o meu maior desejo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Samia,
    Obrigado pela força e palavras de apoio. Realmente a Treliça foi tema de um dos primeiros posts do Passadiço. Grande honra.
    Mas não precisa ficar arrepiada, pois saiba que sou totalmente contra o asfalto no centro histórico. Quero sim, cada vez menos carros por lá.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo o erro do texto na enquete:
    Opção 3 Bom: sempre tem informações legais
    Inté+

    ResponderExcluir
  4. Leio todos os dias,é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando! Encontrei o blog por acaso na internet e desde então virei leitora assídua.

    Graças a você, eu e minha família já estivemos em diversos eventos (principalmente da ufvjm) que nos deu grande satisfação.

    Para uma Administração Municipal que não faz questão de encontrar a forma certa de veicular informações, você faz a diferença!

    Por favor não desanime. Leio o seu blog todos os dias. É a primeira coisa que faço quando acesso a internet.

    Nunca postei nenhum comentário, porque pensei que era irrelevante (sinceramente). Como trabalho com pessoas todos os dias, já espalhei a maravilha de leitura que é o seu blog para os meus colegas, amigos e conhecidos.

    Com todo respeito, você é um show!

    Irleny da Cruz Bezerra

    ResponderExcluir
  6. Olás Irleny e Jader,
    Obrigado pelo apoio. Fico muito contente em saber que há pessoas do outro lado da linha....Voltem sempre. Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Caro Fernando,
    tomei contato com o Passadiço Virtual por volta do meio do ano passado. Estive na UFVJM preparando um projeto e me encantei com a cidade.
    Desde então venho acompanhando o blog com regularidade. É uma das poucas fontes de informação da cidade que encontrei.
    Não participo diretamente por AINDA não ter o privilégio de morar ai.
    Continue com o blog, 250 acessos/dia é muita coisa!

    Abraço,
    Danilo

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, o diamantinense é assim mesmo, espia apenas para não se comprometer. Entretanto você está conseguindo quebrar esse gelo, pode ter certeza de que se encerrar esse trabalho, fará muita falta, principalmente porque virou uma referência para quem quer estar bem informado sobre o que acontece em Diamantina.
    Por favor continue nos ensinando a participar, questionar, enfim a lutarmos por uma Diamantina melhor.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernando! Dá mesmo uma certa agonia, né? Vira e mexe a gente sente essa angústia no Micuim - mesmo sendo um blog estritamente familial...
    Não desanime, não! O Passadiço há muito faz parte de minhas leituras diárias. Não me deixe na mão.

    Minha angústia no Micuim: http://www.micuim.org/?p=1481

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Por favor nao pare com o blog. para nos que moramos fora a unica "janela"que temos com a relaidade de Diamantina é seu blog.

    ResponderExcluir
  11. O Passadiço para mim é um dos veículos de comunicação mais importantes da cidade. Há diversificação de temas, divulgação de informação de interesse público e crítica de boa qualidade sobre questões que fazem parte do cotidiano de quem mora em Diamantina e região. Não tem sentido você parar porque já sou colaboradora e pretendo continuar sendo se você precisar. Aliás, kd a divulgação da programação do Cine Mercúrio deste mês? Snif!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Gripp. Continue sim com blog. Também sinto falta de uma participação maior dos leitores lá no Fazedores do nosso chão. Aproveito para deixar registrado aqui o agradecimento com que acolheu o Fazedores do nosso chão e dizer que, apesar de não ser moradora de Diamantina e do Vale, sou, DE VERDADE MESMO, uma admiradora de sua iniciativa com o Passadiço Virtual e do conteúdo postado nele. O blog é ótimo e merece vida longa!
    Grande abraço,
    Fernanda Salvador

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos,
    O Passadiço Virtual voltou..
    Agradeço a todos pela manifestações de carinho e apoio ao blog, assim como as críticas e sugestões. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir