segunda-feira, 3 de outubro de 2011

6ª edição do Festival de Gastronomia Frango Caipira

No período de 02 a 06 de novembro, em São Gonçalo do Rio das Pedras, acontece a 6ª edição do Festival de Gastronomia Frango Caipira. Oito restaurantes estarão servindo ao público pratos diversos elaborados com esta iguaria da cozinha mineira.

Frangos, galinhas e galetos caipiras preparados com os mais diversos ingredientes; do tradicional ora pro nobis, passando pelo pequi, banana, cerveja e camarão aos desconhecidos lobolobô, palma e quiabo da Lapa. Os cozinheiros de São Gonçalo vêm, a cada edição do Festival, criando pratos originais com elementos variados e típicos da região e também resgatando antigas receitas esquecidas nas cinzas dos fogões a lenha.

Durante os 5 dias do Festival Gastronômico, no Centro Comunitário, uma mostra do que há de melhor no artesanato da região, onde os visitantes poderão também, participar de oficinas de tear, tapeçaria e bordados. Capim, linhas, lãs, fibras diversas e bambus se misturam em cores e pontos compondo peças que enfeitam e alegram o cotidiano; a partir dos aventais, jogos americanos, almofadas, balaios, mandalas, tapetes e tantas outras.

No início do Festival, dia 02/11, como é hábito no interior de Minas, moradores de São Gonçalo contam causos do local em uma roda, ao som de viola e sanfona. E as histórias prosseguem durante todo o festival, com a contadora de histórias Izaurinha Ferreira percorrendo os restaurantes participantes do evento. Ao sábado, dia 05/11, para encerrar os eventos do Festival, um show no Largo do Comércio.

São Gonçalo fica a 30 Km de Serro e Diamantina, na antiga estrada de tropeiros que hoje compõe o roteiro Estrada Real e dispõe de várias pousadas e opções de hospedagem familiar em residências que participam do Programa Turismo Solidário.

2 comentários:

  1. Caro amigo bom dia....gostaria de saber se é possível que vc possa conseguir um exemplar do edital do festival gastronômico da galinha caipira. Estamos no município de Canaã dos Carajá- PA, buscando informações a respeito para montanos um festival em nosso município.

    Obrigado pela atenção!!!
    Esnandes Silva

    ResponderExcluir
  2. Esnandes,
    Obrigado pelo contato.
    Por favor tente entrar em contato com Cleide Greco, produtora do evento cleide.greco@gmail.com
    Boa sorte

    ResponderExcluir