sábado, 1 de outubro de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Cinema e História”

Fonte: Blog do Cine Mercúrio

O projeto de Extensão Cine Mercúrio, coordenado pela Prof.ª Juliana Leal da Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFVJM), apresenta, nos dias 05, 19 e 26 de outubro, o ciclo de filmes“Cinema e História” com projeções que retratam temas que versam sobre as guerras, ditaduras, massacres, censura políticas, culturais e raciais. Registros de memórias dos períodos mais complexos e sombrios da História, contado por pessoas que viveram esse momento na carne.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 19h, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na cidade de Diamantina e a formação de público em cinema e acontece graças a parcerias entre diferentes setores da UFVJM (Faculdade de Ciências Humanas, Diretoria de Relações Internacionais, FCBS, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Institut Français/Cinemateca da Embaixada da França, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, Prefeitura Municipal de Diamantina e Escritório Técnico do IPHAN em Diamantina.

cartaz outubro certo (1)

(Clique na imagem para ampliar)

PROGRAMAÇÃO:

Dia 05/10:

Os sobreviventes

(França, 2005; 116 min.) / Direção: Patrick Rotman

Indicação etária: livre

Sinopse: O filme 'Os Sobreviventes' relata os últimos meses nos campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Passados 60 anos, os sobreviventes da primavera de 1945 contam a dificuldade em falar sobre essa experiência, mais ainda quando não há quem queira escutar. Os sobreviventes eram “apenas” alguns milhares, vozes que desapareceram em meio à longa ladainha das desgraças do pós-guerra.

Dia 19/10:

Cansadas da Guerra

(França, 2003; 98 min.) / Direção: Laurent Becue-Renar

Indicação etária: livre

Sinopse: Em Srebrenica na Sérvia, cerca de 7.000 homens desapareceram em 12 de julho de 1995, vítimas do exército. Esposas, mães, irmãs os procuram incansavelmente, muitas delas sendo obrigadas a permanecerem num sofrimento e silêncio sem fim. O cineasta Laurent Becue-Renard acompanhou o trabalho da associação Vive Zene, que acolhe estas mulheres, e captou, durante um ano, o testemunho da difícil reconstrução de suas existências e dignidades.

Dia 26/10:

Vlado, trinta anos depois

(Brasil, 2005; 84min.) / Direção: João Batista de Andrade

Indicação etária: 14 anos

Sinopse: Produção que revive a trajetória de Vladimir Herzog – Vlado – jornalista brasileiro, ligado ao cinema, à TV e ao teatro, que foi brutalmente assassinado durante o regime militar no Brasil, cuja morte teve uma repercussão muito grande entre a opinião pública. O filme foi montado a partir de depoimentos de pessoas que conviveram com ele, contendo recortes do que significou o período militar e da biografia do jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário