quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Diamantina é conhecida como a cidade musical de Minas Gerais

Fonte: G1 - Carolina FarahDo G1 MG

Os diamantes da região deram o nome à cidade histórica mineira conhecida pelo patrimônio e pela musicalidade. Diamantina, na Região Central do estado, inspira notas musicais, é o que dizem moradores imersos em um cenário de arte e cultura. Um artesão, um historiador e um músico lançaram um olhar sobre a cidade e um convite ao turista. “Quando chega um visitante em Diamantina, é hora de correr e juntar os amigos para apresentar a seresta. Não tem dia marcado, nem horário definido. Tocamos e cantamos por puro prazer”, diz Expedito Silvério da Silva, 79 anos, músico e seresteiro desde os tempos da juventude.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Diamantina recebe cerca de 150 mil turistas por ano. Nas ladeiras, becos e praças, o visitante se depara com os casarões e suas histórias, que deram à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Mais que profissão, a música é motivo de orgulho. “O pagamento para nós seresteiros é ver o brilho nos olhos dos turistas, o canto que nos acompanha e o sorriso estampado nos rostos destas pessoas. A salva de palmas ao final é a maior recompensa”, conta Silva emocionado.

O historiador Erildo Antônio Nascimento de Jesus, 49 anos, diz que em todas as famílias da cidade existe pelo menos um músico, e não é à toa que também é conhecida como a “Capital Brasileira da Seresta”.

Clique aqui para ler reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário