quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Natal SEM luz em Diamantina

Autor: Wellington Gomes

Recentemente vi aqui no blog a programação do projeto Natal Luz da prefeitura de Diamantina e fiquei feliz com a iniciativa, com a amplitude da ação e do cronograma que saiu daquela previsível, enxuta e habitual “Agenda do Final de Semana”.

Mas hoje vi que a luz não é para todos (não podia deixar de fazer este trocadilho!).

Entendam os fatos:

Terça-feira, 13 de dezembro de 2011, fui ao posto de saúde do Rio Grande (ESF Viver Melhor) levar meu filho recém-nascido e minha esposa para uma consulta previamente agendada.

Fomos recebidos e atendidos de forma primorosa por todos os profissionais (agentes de saúde, enfermeira, médica, pessoal da limpeza,...), contudo uma coisa chamou a atenção: não tinha energia elétrica no posto de saúde apesar do fornecimento estar normal no bairro.

Ouvimos de uma senhora da comunidade que o corte no fornecimento se deu por falta de pagamento da conta de luz pela prefeitura.

Como isto pode acontecer?

E o risco de perda das vacinas armazenadas na geladeira do posto?

É uma falta de respeito com os profissionais que ali trabalham e com toda a comunidade atendida pelo ESF.

Será que a prefeitura já ouviu falar em débito automático ou coisa similar que impeça situação semelhante?

Conversei com os funcionários e eles não quiseram se expor muito, mas deu pra sentir que faltam muitas coisas além da energia: formulários, receituários, vagas para exames de ultrassom (direito da gestante),...

Não falta é energia aos funcionários do posto que sempre atenderam minha família de forma elegante, profissional e competente.

Um final de ano de luz para toda equipe e um brilhante 2012.

A atenção primária é a chave da saúde da população. Prevenir tem menor custo que remediar.

Fazendo um paralelo: possivelmente a prefeitura (ou melhor: os contribuintes) terá que pagar a taxa de religação da fornecedora de energia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário