quinta-feira, 10 de maio de 2012

Empresários se mobilizam para que Diamantina seja a sede do Parque Tecnológico da UFVJM

Fonte:  Associação Comercial e Industrial de Diamantina – ACID/CDL

Na manhã da última segunda-feira, 07 de maio, ocorreu em Diamantina um encontro memorável e de grande significado, que reuniu autoridades dos meios universitário, empresarial e político. Em uma das salas de reuniões da Reitoria da UFVJM, o magnífico reitor Prof. Pedro Ângelo, discorreu sobre a implantação do Parque Tecnológico da UFVJM, o qual planeja ser construído ao lado do aeroporto JK, em terreno de 56 ha, hoje pertencente a Cia Estamparia, e que está em vias de ser doado à universidade, assim como ocorreu com o terreno anexo, já doado também pela Cia Estamparia, de quase 20ha, para a construção do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e da Moradia Estudantil, conforme reiterou na reunião, o reitor do IFET Norte de Minas – Prof. Paulo César Pinheiro de Azevedo.

clip_image002

Planta da área que deverá abrigar o Parque Tecnológico da UFVJM (56,3ha), o IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (13,5ha) e a Moradia Estudantil (5,6ha) – terreno que deverá ser doado pela Cia. Estamparia está localizado ao lado da pista do Aeroporto JK

Neste amplo espaço tecnológico, estrategicamente alocado junto ao aeroporto, o alvo principal será a indústria aeronáutica, e caberá ao IFET, cuidar da formação de técnicos em mecânica de aeronaves, entre outras especializações; enquanto a UFVJM focará na formação de engenheiros aeronáuticos e pilotos de aeronaves, além de propiciar espaço e mão de obra qualificada para a instalação de empresas do setor. Completando a parceria, diversas instituições, entre as quais o ITA – Instituto Técnico Aeronáutico de São José dos Campos e a EMBRAER, ambos já em processo de negociação. Esta lógica de otimização do aeroporto JK pelos setores acadêmicos e de empresas de base tecnológica, também atrairá as companhias aéreas que consolidarão novas rotas de ligação entre Diamantina e diversas outras cidades, fator de suma importância ao desenvolvimento regional.

Segundo o Gerente Regional da Cia Estamparia, Sr. Álvaro Palhares, a empresa (que atua há 55 anos no município e gera emprego, renda e divisas) também foi à doadora do terreno que hoje abriga o Campus II da UFVJM (162 ha), do terreno do loteamento Cidade Nova, do terreno do Presídio, além de outras áreas de grande importância ao progresso de Diamantina, o que demonstra seu compromisso de retorno para com a cidade e seu povo. Além disso, a Cia Estamparia possui projetos futuros de investimento no município, que contribuirão de forma ampla e efetiva, para o desenvolvimento da região. O Sr. Álvaro ressaltou, porém, que, para a efetivação da doação do terreno para a construção do Parque Tecnológico da UFVJM, a direção da Cia Estamparia condiciona a ação à necessidade de cooperação entre a prefeitura e a empresa, no tocante a um desmembramento de terreno de 200m2 em uma de suas propriedades na cidade, e que embora o pedido tenha sido feito em dezembro de 2011, até o presente momento não foi atendido, fato que levou a direção da empresa a interromper o processo de doação.

clip_image004

Representantes do meio universitário, agências de desenvolvimento, do meio empresarial, do executivo e legislativo presentes na reunião que tratou da instalação do Parque Tecnológico da UFVJM em Diamantina e dos entraves que ainda impedem a conclusão do projeto

O executivo municipal, presente na reunião através do prefeito Geraldo da Silva Macedo, dos Secretários de Meio ambiente, Sr. Marcílio e da Educação, Sr. Sérgio, além da profissional técnica responsável pelo setor, a arquiteta Débora, justificou que delonga no processo de desmembramento se deve ao fato do referido terreno estar inserido em uma área onde foi firmado um TAC com o Ministério Público e com o IEPHA. Porém o Sr. Álvaro contestou o parecer da prefeitura e alegou já ter, inclusive, conversado com o promotoria e com o IEPHA, que não encontraram nenhuma ilicitude no pedido da empresa, e disseram que o desmembramento depende somente da boa vontade da prefeitura.

O presidente da INOVALES e coordenador do Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina, Prof, Luiz Eustáquio Lopes Pinheiro, sugeriu a todos os envolvidos, formatar uma reunião com a Direção da Cia. Estamparia, com intuito principal de demonstrar o devido apreço, reconhecimento e agradecimento a esta empresa que tanto fez e faz à cidade de Diamantina, além de buscar ações efetivas de aproximação e cooperação entre a Cia. Estamparia, a UFVJM, o IFET e o poder público.

O Reitor Prof. Pedro Ângelo, com muita objetividade e profissionalismo, alertou que a cidade de Janaúba, que também possui um dos campi da UFVJM, já doou um terreno próximo ao seu aeroporto e que, caso Diamantina não manifeste o interesse da mesma maneira, e em tempo hábil, o Parque Tecnológico seguirá para aquela cidade do norte de minas, que demonstra muito interesse em recebe-lo.

Diante dos fatos, o recém eleito presidente da ACID, Sr. Guilherme Coelho, em nome de toda classe empresarial, cobrou dos envolvidos uma solução rápida para o problema e ressaltou que o empreendimento é um salto muito grande para a Diamantina do futuro, e que a cidade não pode, de maneira alguma, perder mais uma grande oportunidade, que isto deve estar acima de qualquer tipo de interesse, seja ele político ou pessoal. Também colocou a ACID a inteira disposição para auxiliar o processo em qualquer gargalo existente, conclamando toda a diretoria e associados a acompanharem de perto a evolução do processo.

Ficou estipulada a data de 21 de maio como prazo final para que a Universidade obtenha um parecer favorável sobre a doação do terreno por parte da Cia. Estamparia. O Sr. Álvaro comprometeu empenho máximo nesta causa, buscando inclusive outros caminhos para resolver a questão, mas solicitou da Prefeitura, sensibilidade e agilidade na análise do pedido da empresa.

Para finalizar, salienta-se as importantes participações dos vereadores Sr. Cássio Moreira e Sr. Cícero Teixeira; além do ex-presidente da ACID Sr. Carlos Marques Moreira e diretores; também professores assessores especiais da UFVJM, IFET, INOVALES e Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina; assim como do Sr. Jean-François Favreau - coordenador do EPIL.

Um comentário:

  1. É impressionante a visão míope de nossa administração municipal!

    João Reis

    ResponderExcluir