terça-feira, 28 de abril de 2009

Para saber mais sobre a história de Minas Gerais e Diamantina


Texto: Bruno Taunay Gripp Mota

Aí vai uma dica para os estudiosos, curiosos, amantes de livros, de bibliotecas, ou para aqueles que simplesmente não dispensam uma boa estória.  

O Instituto Cultural Amilcar Martins, mais conhecido como ICAM, é uma sociedade civil de direito privado, de natureza cultural e sem fins lucrativos que tem como uma de suas principais funções preservar e divulgar a história e a cultura de Minas.

O Instituto mantém um acervo especializado em história e cultura de Minas (Coleção Mineiriana) que já soma cerca de 10 mil obras. Além de obras sobre os mais diversos aspectos relacionados à história do estado, a Coleção conta também com uma importante coleção de literatura produzida por autores mineiros, uma coleção sobre as artes plásticas no estado, além de uma coleção de obras raras.

Além da qualidade e da raridade de muitas dos materiais mantidos pelo Instituto, é interessante notar que a Biblioteca adotou uma esquema de classificação que procurou reunir, em espaços  reservados, as obras que tratam da história dos municípios mineiros. Desta feita, todos os livros, folhetos, e quaisquer outros tipos de materiais sobre a cidade de Diamantina ficam reunidos,  em um local específico. Temos então uma coleção de obras sobre a cidade, e posso afirmar que ali se encontram verdadeiras pérolas, publicações de pequena tiragem e de difícil acesso que contam as estórias que ajudam a contar aquilo que há de mais precioso sobre a história desse famoso arraial.

Enquanto a reforma da sua nova sede não está finalizada o ICAM está funcionando provisoriamente no endereço, anote aí: r. Bahia, 1343, Centro - Belo Horizonte/MG. O telefone é o (31) 3274-6666 ou 3274-3869.

O link para a página na qual os usuários podem fazer pesquisas no acervo do Instituto é o:

http://www.icam.org.br/colecao/index.html 

Espero que a dica seja válida e que inclusive algo das estórias guardadas nessa Coleção possam aparecer por aqui...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário