domingo, 5 de abril de 2009

Uma cidade inacessível



Diamantina é uma cidade inacessível. Fico pensando como deve ser difícl para o cidadão que tem alguma deficiência se movimentar pela cidade. São buracos, desníveis, calçadas estreitas e muitos outros obstáculos perigosos que dificultam os deslocamentos. Deficientes visuais, físicos, cadeirantes e idosos não têm nenhum tipo de atenção especial nesse sentido. Para piorar, o número de carros tem aumentado de forma significativa.  

O poder público e os cidadãos precisam refletir sobre a questão da acessibilidade da cidade. Precisamos de um mínimo de regulação do espaço público. Reconheço as dificuldades e desafios atuais para adminstrar e preservar uma cidade que foi projeta para  o século XVIII. Porém, precisamos de políticas públicas que garantam um espaço urbano mais humano, democrático, cidadão e, principalmente, acessível a todos.

4 comentários:

  1. Concordo e acrescento que em geral, todos estão tendo o acesso restrito, principalmente ao centro da cidade. Basta tentarmos dar uma fugida do trabalho pra pagar uma conta ou fazer uma compra. Os donos dos estabelecimentos comerciais ainda não perceberam que ocupam cada um a vaga em frente ao seu comércio e assim em conjunto nos impedem de ter acesso a eles.
    O estacionamento rotativo seria uma solução?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. Na verdade a cidade falta muita coisa. É difícil adapatar a cidade à realidade, mas se não começar um dia, nunca dará uma passo concreto.

    Geraldo Canuto
    Diamantina

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos,
    Obrigado pelas contribuições.
    Esse debate deve ser feito pois o assunto é polêmico. A premissa principal é que cidade seja de todos, principalmente os pedestres e os portadores de necessidades especiais.Particularmente tenho uma visão um pouco diferente: sou a favor de restringir parcialmente o trânsito de veículos no centro histórico. Além disso é preciso regular melhor o espaço urbano: regularizar o comércio informal nas calçadas e a utilização de espaços públicos para interesses particulares.
    Vamos continuar o debate...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Fico impressionado com a falta de ação de órgãos como a prefeitura, receitas estadual e federal e pricipalmente da associação comercial.
    Na rua há um sacolão montado em frente ao fórum, carros vendendo panelas, um carro de Ganhães que aborda todos os comércios intimando a troca de estintores de incêndio sem sequer ter uma autorização comercial ou do corpo de bombeiros pra isso. Ambulantes andam livres vendendo tudo que o comércio já oferece e os donos assistem pacíficos a tudo. As calçadas que são poucas e estreitas, em muitos lugares são extensões dos comércios e bares. O calçamento e a topografia tornam impossível a circulação de um cadeirante. E não vejo os órgãos citados acima discutindo o assunto e muito menos querendo tomar providências. Até quando? ...

    ResponderExcluir