quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sebastião Salgado: um exemplo



Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés-MG8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de idéias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".

Experimente digitar o nome do fotógrafo no google e clicar em imagens. Clique aqui para acessa algumas fotos.

Além desse curriculo profissional, o fotógrafo nos dá um outro exemplo de cidadania e comprometimento com a preservação da natureza. Salgado criou o Instituto Terra e assumiu como compromisso a recuperação de 608,69 hectares de Mata Atlântica da Fazenda Bulcão, em Aimorés, Minas Gerais, que estava totalmente degradada quando recebeu o título de Reserva Particular de Patrimônio Natural, em 1998.

Com o plantio de 250,2 mil mudas realizado na última safra (2008/2009), falta recuperar apenas 35% da área da RPPN – tarefa que deverá ser concluída até janeiro de 2012.

Ano após ano, com o apoio de importantes parceiros, foi possível viabilizar o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas de árvores na Fazenda Bulcão, originando uma jovem floresta, que hoje abriga mais de 293 espécies florestais arbóreas e arbustivas originárias de Mata Atlântica.

Clique aqui para visitar o site do Instituto Terra para acompanhar esse processo de recuperação. 

Fonte: Wikipédia e Instituto Terra

Um comentário:

  1. Olá Fernando.
    Boa matéria essa. Só espero que a estupidez humana não ponha a perder, obra de recuperação feita pelo Sebastião Salgado.
    Vamos torcer por ele.
    Já selecionei uma foto dele para a próxima edição do Terapia.
    Parabéns.
    Rubem.
    www.terapiadecutuvelo.blogspot.com

    ResponderExcluir