terça-feira, 29 de setembro de 2009

Caravana percorrerá trajeto feito por Auguste Saint-Hilaire

image

Lugares percorridos no início do século 19 pelo botânico francês Auguste Saint-Hilaire serão visitados, de 17 a 25 de outubro, por pesquisadores da UFMG.

A caravana Plantas Medicinais da Estrada Real - seguindo as pegadas de Auguste Saint-Hilaire é organizada pelo projeto Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Dataplamt) do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

O trajeto incluirá atividades culturais, lançamento de livros, oficinas de remédios caseiros, exposições e distribuição de materiais didáticos, entre outras atividades. O evento integra a programação do Ano da França no Brasil.

Segundo a coordenadora do evento, professora Maria das Graças Lins Brandão, a caravana partirá de Juiz de Fora, no dia 17, e chegará a Belo Horizonte no dia 25 de outubro. No caminho, visitará locais por onde passou o naturalista francês, com a realização de eventos em Conceição do Ibitipoca, Andrelândia, São João del-Rei, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Morro da Água Quente, Reserva Natural do Caraça, Brumal, Santa Bárbara, Ipoema, Conceição do Mato Dentro, Itapanhoacanga, Serro e Diamantina.

Maria das Graças Lins Brandão, que é professora do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia, explica que Saint-Hilaire “deixou uma imensa obra sobre o Brasil e deixou informações preciosas sobre o uso das plantas medicinais nativas pelos brasileiros”. A pesquisadora acrescenta que o naturalista “já se preocupava com a destruição das florestas e recomendava que o uso das plantas medicinais fossem confirmados por meio de métodos científicos”.

Atividades em Diamantina:

23 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus I
Atividades: lançamento de livros e site com banco de dados sobre plantas medicinais descritas por Saint-Hilaire , distribuição de material didático, inauguração de exposição.

24 de outubro
Horário: 9 horas
Local: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 
Atividade: oficina de plantas medicinais.

Mais informações no telefone (31) 3461-9258 e na

página do evento.

Fonte: UFMG

Clique aqui para saber mais sobre Auguste Saint-Hilaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário