quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cruzeiro da Serra abandonado

image Durante as férias recebemos em nossa casa parentes e amigos que querem nos visitar e conhecer a cidade de Diamantina. Além dos tradiconais passeios pelo centro hstórico, Biribiri,  cachoeiras e outros, sempre programo uma visita ao Cruzeiro da Serra. Faço questão de levá-los ao local porque acho temos uma visão linda e ampla da cidade e da região.

Hoje fui lá levar um amigo recém-chegado na cidade e, mais uma vez,  uma nova decepção. Não pela beleza do lugar, mas sim pelo descaso e abandono. São garrafas, cacos de vidro, sacolas, pixações, preservativos e outros tipos de lixo que envergonham qualquer anfitrião. Infelizmente, a partir de hoje, não vou mais incluir o Cruzeiro em meus roteiros.

Como é impressionante a falta de visão dos órgãos públicos em relação ao potencial turístico da cidade.  Se fosse em outro país mais desenvolvido lá teríamos um mínimo de estrutura turística para receber bem os visitantes e e o morador da cidade. Com um pouco de vontade política e investimentos mínimos o Cruzeiro da Serra se tornaria um excelente espaço de lazer, geração  geraria empregos, atrairia turistas e se tornaria mais um motivo de orgulho para o diamantinense. Mas o que vemos é o descaso, abandono, insegurança.

Esse processo também acontece em outros pontos do centro histórico, e aos poucos a beleza vai esmaecendo, ficando somente uma leve lembrança, tal como os versos do poeta Aureliano Lessa (1828-1861):

Vês lá na encosta do monte,
Mil casas em grupozinhos,
Alvas, como cordeirinhos
Que se lavaram na fonte ?!...
Não vês deitado defronte
Qual dragão petrificado
Aquele serro curvado
Que mura a Cidadezinha,
Pois essa cidade é minha
É meu berço idolatrado!...

Clique aqui para ler o poema na íntegra...

Foto: Fabiana Veloso, no Flickr

5 comentários:

  1. Meu caro,
    Há muito tempo venho alertando sobre o abandono do Cruzeiro,mas infelizmente ninguem faz nada.Vou sempre lá guiando turistas que visitam a nossa cidade,me envergonha muito a quntidade de lixo,sobretudo os preservativos...Sempre levo comigo sacolas de plastico e recolho o que posso.Se continuar assim,a nossa querida Diamantina pode perder uma das melhores vistas da cidade....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Realmente é muito triste. Os demais cruzeiros da cidade também merecem um melhor tratamento, são lugares bonitos, cheios de cultura e história..

    ResponderExcluir
  3. Prezado,
    É uma vergonha o descaso com o Cruzeiro. Infelizmente, o povo é sem educação e o poder público omisso.

    ResponderExcluir
  4. Sou mais um na fila das pessoas decepcionadas com o Cruzeiro, ou melhor , com o descaso com este ponto turístico tão belo da "nossa" cidade e tantos outros na cidade por exemplo " o caminho dos escravos" Será que não está na hora de colocarmos a mão na massa e fazermos algo??

    ResponderExcluir
  5. Convoquemos os nativos para um ato apartidário, em prol dos pontos turísticos naturais (Cruzeiros, Caminho dos Escravos, Cristais, Salitre, etc)que aos poucos estão morrendo. Já não é mais possível ir aos Cristais e ao Salitre, pelo risco de furto. Será que os outros pontos sofrerão os mesmos problemas? Por onde anda a Secretaria de Cultura/Turismo? Que olhares têm para com estes locais? Que outra cidade possui tão belos acervos naturais? Seremos coniventes até quando? Não chegou a hora de mudarmos nossa postura? O Carnaval está aí e os problemas aumentarão. No sábado "de cinzas", aquele posterior ao Carnaval, se formos às cachoeiras veremos cacos de vidros diversos entre as pedras.
    Seremos omissos até quando?

    ResponderExcluir