domingo, 28 de março de 2010

Estudantes chegam antes da estrutura

Fonte: UAI

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), uma das instituições mais novas do sistema federal, criada em setembro de 2005, vem permitindo que muitos jovens das regiões mais pobres de Minas possam realizar o sonho de cursar o ensino superior. Porém, muitos enfrentam dificuldades diante da falta de estrutura.

Sediada em Diamantina, a UFVJM encampou a antiga Faculdade de Odontologia (Fafeod) e conta também com um câmpus em Teófilo Otoni. Pouco mais de quatro anos depois de criada, a instituição já tem cerca de 30 cursos e aproximadamente 5 mil alunos. Além do atendimento às demandas regionais, o crescimento

da universidade se deve à sua inclusão no programa de expansão Reuni.

"Foram abertas muitas vagas sem uma estrutura adequada para a expansão", afirma o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFVJM, Heverton de Paula. Ele salienta que os cursos foram criados antes do término das obras para atendê-los, como a construção de laboratórios e outros prédios. "O curso de educação física, por exemplo, está próximo de formar a primeira turma sem a conclusão do complexo esportivo da universidade", observa Heverton.

O líder estudantil diz que, com o Reuni, a UFVJM passou a enfrentar excesso de alunos nas aulas. "Há salas com até 120 estudantes", disse, apontando a falta de titulação como outro problema. "Isso ocorre porque os professores fazem concurso para as universidades do interior. Mas, depois de concluir mestrado ou doutorado, preferem as instituições dos grandes centros", afirma o presidente do DCE.

O aluno Érico Ribeiro Hugo, do 8º período de ciências biológicas, lamenta a falta do laboratório de biologia molecular. "Mas sou bem compreensivo em relação a isso, pois a universidade é nova e os laboratórios ainda estão em construção", afirma.

O reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo Almeida Abreu, nega que o Reuni tenha provocado impactos o ponto de prejudicar a qualidade do ensino da instituição. "O programa trouxe maior quantidade de recursos para o crescimento

da universidade. O que ocorre, na verdade, é que há parte de uma elite que é contra essa expansão do ensino superior", dispara.

Em relação à infraestrutura da instituição, ele defende a necessidade de criação de cursos antes que seja providenciado suporte para o funcionamento. "No nosso país, ninguém cria o espaço antes das necessidades. Então, foi criada a universidade, para depois ser montada a infraestrutura", afirma o reitor, que culpa a burocracia pela demora na conclusão das obras. "Infelizmente, enquanto se faz uma construção em seis meses na iniciativa privada, na área pública a mesma obra demora pelo menos 18 meses por causa do processo de licitação e de outras questões burocráticas. Por isso há um descompasso entre a implantação dos cursos e o fim das obras."

Segundo o reitor, há no país uma cultura de que as salas de aula devem ter poucos alunos, enquanto em países do hemisfério Norte o contingente de estudantes é maior, sem prejuízo para o ensino. Para ele, o número excessivo de alunos não vem atrapalhando as atividades da instituição.

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