domingo, 28 de março de 2010

O muro caiu

Autor: Wellington Gomes

Telefone_27março2010 021 O muro caiu. Desnudou-se assim uma velha máxima de nosso e da maioria dos municípios brasileiros: o descaso com o bem público. Sexta-feira (26 de março de 2010) mais uma vez estive diante de um daqueles absurdos que presenciamos no nosso dia a dia.

Incrivelmente, um dia depois, ontem, sábado, dia da primeira Vesperata do ano, aconteceu na cidade a 1ª Conferência Municipal do Esporte (informação que obtive neste blog, postagem de terça-feira).

Nós forasteiros ou diamantinenses vimos nos últimos anos muitas coisas mudarem, várias melhorarem em nossa cidade. Ela é a mesma na essência, mas já é outra na forma e funcionalidade. Quem bom!

Outras coisas não mudaram. Há um ano escrevi neste blog uma denúncia do descaso com nossas praças e nossas crianças. Relato de um acidente nos brinquedos do parquinho (postada em 09 de março de 2009). Retiraram os inadequados brinquedos do local. E só isso!

Voltemos aos novos fatos.

Anteontem vi a “Praça de Esporte” sob uma nova perspectiva visual, mas com uma velha e esperada perspectiva de uso do espaço público: descaso, negligência e desrespeito aos contribuintes.

Três piscinas “abandonadas”. Uma grande e vazia, uma média com água esverdeada e uma pequena totalmente suja. Todas estavam descobertas!

Telefone_27março2010 020 E a DENGUE?

Não acontece em Diamantina?

Não é risco para a população?

Até a piscina sem água me impressionou. Pra mim uma piscina sem água é “Buchecha sem Claudinho” ou “Romeu sem Julieta”. Aquela visão parecia-me uma alusão aos seres humanos que estamos nos tornando. A piscina grande lembrava um adulto vazio de ações, anencéfalo (uma piscina sem água é também como um homem sem cérebro!). As piscinas pequenas remeteram-me às crianças (uma adolescente e outra pequenina _ uns três anos e meio de idade), abandonadas, sem rumo. Elas estariam esperando uma ação dos adultos?

Não nos preocupemos: eles vão marcar uma reunião pra isso!

Só para ilustrar como as ações são ceifadas pelas bandas de cá:

Um amigo meu, professor da universidade, me disse que combinou com um secretário municipal uma visita em Belo Horizonte a um centro responsável pela implantação das academias populares na capital. Para lá o professor se deslocou, depois de tudo combinadinho... E o que aconteceu? A secretária do secretário ligou e disse que o doutor teve outro compromisso! O meu amigo pediu desculpas ao anfitrião de BH, retornou para Diamantina e desistiu do projeto das academias populares. Pelo menos com o envolvimento dos políticos, segundo ele!

Em resumo temos vários problemas com a queda do muro. Na verdade isso nós não temos mais: passei por lá e eles já arrumaram o muro caído! Uma gambiarra na verdade. Serviço público e gambiarra não combinam!

Então, em resumo, temos vários problemas embutidos no muro sem arrimo:

Água parada favorece a proliferação da epidemia de Dengue e nós não queremos entrar para a estatística dos vinte mais de MG;

As piscinas da Praça de Esportes devem ser um ambiente público, organizado e seguro para nossas crianças nadarem;

O município primeiramente tem que ser exemplo e ter uma legislação sanitária para piscinas privadas e públicas. Já temos vendas de grandes piscinas na entrada da cidade (já viram elas por lá?). Quem compra sabe das suas obrigações, os cuidados que deve ter com as mesmas? O município fiscaliza? Acho que nem poderia: “quem tem telhado de vidro"...

A infraestrutura do município para esportes é sucateada (tenha como exemplo a qualidade da quadra de futsal próxima ao cemitério) e a que se tem (como o espaço das piscinas públicas) é subutilizada.

O muro caiu, desnudou-se a incompetência administrativa, no mínimo uma negligência ativa, dos nossos gestores municipais. Sinceramente espero que fique por aí e não chegue aos níveis de “a casa caiu”!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, o negócio é esperar a eleição e dar a resposta... ja q vereadores nao fazem nada...
    Abraços....

    ResponderExcluir
  3. Fernando, que pena! Como comentários anônimos podem macular o seu blog, que acompanho sempre e admiro tanto... A não ser que as denúncias, covardemente anônimas, não sejam acompanhadas da devida comprovação (caso então a ser apreciado pelo Judiciário)o seu blog perderá a credibilidade que o vem sustentando. Uma pena, repito! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: no comentário acima, onde se lê não sejam acompanhadas, leia-se apenas sejam acompanhadas.

    ResponderExcluir
  5. Saul,
    Obrigado pelo sua observação. Não apoio e não dou credibilidade a comentários anônimos. A partir de agora farei a moderação e aprovação prévia de todos eles.

    ResponderExcluir