sexta-feira, 18 de março de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Lições que a vida ensina e a arte encena”

O projeto de Extensão Cine Mercúrio apresenta, nos dias 20, 23, 27 e 30 de março, o ciclo de filmes Lições que a vida ensina e a arte encena, com títulos que tematizam diferentes dimensões da vida humana, tais como a amizade, o amor, a morte, a por vezes conflituosa relação entre pais e filhos, bem como as perdas e buscas inerentes às nossas trajetórias pessoais.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecerão no horário das 19h30, às quartas-feiras, no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG (Rua da Glória nº 298, Centro), e às 18h00, aos domingos, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual e a formação de público em cinema e acontece graças à parceria entre diferentes setores da UFVJM (Instituto de Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, Centro de Apoio a Idiomas, FCBS, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Casa da Glória da UFMG, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, IPHAN e Federação de São Gonçalo do Rio Preto.

PROGRAMAÇÃO:

Bicho de sete cabeças

(Brasil, 2000; 88 min.) / Direção: Laís Bodanzky

Sinopse: Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil. Neto não suporta a presença do pai e este não se interessa pelo mundo do filho. A conflituosa e esvaziada relação entre os dois atingirá um ponto em que Neto será enviado para um manicômio, local onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Indicação etária: 14 anos

Domingo, 20/03 às 18h00

Local: Cine Teatro Santa Izabel

A partida

(Japão; 2008; 130 min.) / Direção: Yogiro Takita

Sinopse: Daigo Kobayashi tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente, porém este sonho não dá muito certo. Em busca de emprego, ele consegue, sem saber, ser assistente de um agente funerário. De início, Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Este fato o levará, no entanto, a compreender melhor a importância e a dignidade da tarefa de preparação do corpo de uma pessoa para seu ritual fúnebre.

Quarta, 23/03, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Cinema, aspirinas e urubus

(Brasil, 2005; 99 min.) / Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum.

Indicação etária: 14 anos

Domingo, 27/03, às 18h00

Local: Cine Teatro Santa Izabel

O fabuloso destino de Amélie Poulain

(França; 2001; 120 min.) / Direção: Jean-Pierre Jeunet

Sinopse: Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com sua família, para Paris para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao seu antigo dono. Na busca por esta pessoa, Amélie revisará pequenos conceitos que mudarão sua vida.

Quarta, 30/03, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

CARTAZ MARCO3

Nenhum comentário:

Postar um comentário