quinta-feira, 10 de março de 2011

Reflorestadora vai plantar 60 milhões de árvores nativas e exóticas no Vale

Fonte: blog do Banu

Sessenta milhões de mudas de árvores nativas e exóticas, de 2.011 até 2.015. Este é objetivo da Florestal Brasil S/A, sociedade anônima criada em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, com o intuito de promover o desenvolvimento de práticas sustentáveis na região.

De acordo com o Prof. Antônio Monteiro - administrador e sócio-fundador da sociedade empresária, através do Sistema Santa Fé Agroflorestal, que reúne diferentes conhecimentos e técnicas acerca de plantio sustentáveis e em conformidade com a legislação ambiental, bem como à disciplina afeta em termos mundiais - a inovação é que vamos capturar 100 toneladas de carbono por hectare e formar uma carteira de "créditos" de carbono negociáveis pela ONU, em conformidade com as regras do Protocolo de Kioto, trazendo recursos de fora.

Em Itamarandiba, estão previstos a implantação de 10 (dez) cultivares, a fim de atingir o objetivo da sociedade empresária que buscará pesquisar, conservar e replantar florestas, sejam as legais, por força de lei, assim como as comerciais para gerar emprego e renda às comunidades. Dois dos dez cultivares já se encontram em fase de implantação, o primeiro será na cidade de Itamarandiba e o outro no Distrito de Penha de França, incrustado na Serra do Espinhaço.

O projeto prevê o plantio de 5 (cinco) milhões de mudas naturais e exóticas nas nascentes e recomposição de matas ciliares de Penha de França, além de impulsionar práticas sustentavéis agregando a comunidade em um novo paradigma, o da sustentabilidade simbiótica.

Assim, a expectativa é que mais 55 milhões de mudas sejam plantadas partindo do sul ao norte do município de Itamarandiba.
Ainda segundo o Prof. Antônio, após anos e anos de muita pesquisa e esforço, foi possível conquistar a ousadia do projeto e agora temos o desafio de implementá-lo no Vale do Jequitinhonha. A Florestal Brasil S/A ainda disponibilizará cursos para comunidades, instituições, empresas e prefeituras do Jequitinhonha interessadas na tecnológia do sistema Santa Fé Agroflorestal.

Para obter novas informações sobre o empreendimento: e-mail ojardineiro.co@hotmail.com ou ainda pelo telefone (38)9199- 9404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário