quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vir ao fHist de avião não é mole não!

Autor: Leonardo Pinheiro

Aos interessados em vir de avião participar do fHist - Festival de História da Revista da Biblioteca Nacional, que ocorrerá de 07 a 12 de outubro de 2011 na cidade Diamantina-MG, cidade Patrimônio da Humanidade, informamos que:

1) Embora a cidade conte com o estruturado aeroporto JK, que foi reinaugurado em em 2006 e consumiu mais de 20 milhões de reais de recursos públicos; equipado com terminal de passageiros com 577 metros quadrados, saguão, salas de embarque e desembarque, banheiros e mezanino, pista de 1.620 metros de comprimento com área de segurança (Stop Way) de 90 metros de extensão, balizamento para pouso noturno de aeronaves, taxiamento com 150 metros de extensão e pátio de estacionamento de aeronaves com 9.750 m2 de área, com capacidade para receber até setenta mil passageiros por ano, hoje o aeroporto opera com menos de 10% de seu potencial planejado;

2) O aeroporto, embora posicionado em localização estratégica (no centro do estado), praticamente na rota que liga os mais de 8 vôos diários entre Belo Horizonte-Montes Claros, em uma cidade turística que é Patrimônio da Humanidade, sede do Campus da UFVJM, com quase 10mil discentes e 1mil docentes e polo de saúde regional, possui apenas uma empresa aérea que opera com vôos regulares, mas que, de forma ilógica, não supre a demanda existente;

3) Este vôo da TRIP Linhas Aéreas tem origem em Belo Horizonte todos os sábados às 11:00 da manhã, vai primeiro até Montes Claros e só depois vem a Diamantina. Ou seja, o passageiro que deseja vir a Diamantina, primeiro precisa "passear" até Montes Claros, passando por cima de Diamantina, para só depois voltar a cidade. Devido a este fato, o vôo que deveria durar 35 minutos, gasta mais de 2h (de carro, a viagem entre BH e Diamantina, 280Km, dura 3h). Além disto, o valor do bilhete pode superar R$ 600,00.

4) Para retornar a Belo Horizonte a situação não é diferente, o passageiro que chegou em Diamantina no sábado às 13:00, tem apenas a opção de embarcar no domingo, às 15:00, porém novamente "indo passear" em Monates Claros, para só depois seguir para Belo Horizonte.

5) Vale salientar que, para realizar esta ilógica prestação de serviço, a TRIP Linhas Aéreas ainda é beneficiada com insenção de impostos.

Esta é a realidade da ligação aérea existente entre Belo Horizonte e Diamantina nos dias de hoje, portanto planeje bem sua locomoção.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário