Chico Xavier e Paulo - vissungueiros - Foto de Spirito Santo (1981). |
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais lançou em outubro de 2008 uma edicação especial do "Suplemento Literário de Minas Gerais. O tema da publicação são os vissungos: cantos de tradição banto em língua africana ouvidos nos serviços de mineração. Essas cantigas, com "evidente teor religioso", relatam o cotidiano dos negros no garimpo.
Em 1943 o pesquisador Aires da Mata Machado Filho publicou o livro "O negro e o garimpo em Minas Gerais" e identificou 65 vissungos nos povoados de São João da Chapada e Quartel do Indaiá, em Diamantina.
Em 1982, quatorze desses vissungos foram gravados por Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme no LP "O Canto dos Escravos", hoje disponível em CD. Recentemente a pesquisadora Lúcia Valéria Nascimento investigou a sobrevivência dos vissungos na região do Serro e Diamantina.
Infelizmente, o alerta de Aires da Mata Machado está se concretizando: os vissungos estão desaparecendo. Os mais novos não têm interesse em preserva essa importante patrimônio histórico brasileiro.
acho muito interessante retratar uma historia esquecida .
ResponderExcluir