terça-feira, 22 de setembro de 2009

Garimpo real: nova atração de Diamantina

Quem já foi para Diamantina visitar suas belas igrejas e ver de perto a Vesperata tem agora outro bom motivo para voltar à cidade de Juscelino Kubitschek e Chica da Silva. Trata-se do Garimpo Real, inaugurado para visitas em abril de 2007. É o único garimpo artesanal do Brasil que realiza suas atividades normalmente e também é aberto ao público.

O passeio é feito em companhia do proprietário, o garimpeiro Belmiro Nascimento, que apresenta durante o percurso as diferentes técnicas de garimpo realizadas no local: a garimpagem nos caldeirões de água; o sistema da grupiara e o sistema da “boa”. Por fim, chega-se à peneirada, estágio final, quando os garimpeiros tentam encontrar o diamante.

Ao longo do trajeto também é possível ver de perto os trabalhadores exercendo a atividade (conversar com eles é uma dica e tanto para quem quer conhecer histórias bacanas sobre o garimpo na cidade e ouvir “causos” vividos pelos garimpeiros). E quem quiser pode até arriscar sua habilidade na garimpagem. Os locais onde os trabalhadores comem e dormem também fazem parte do roteiro.

Não bastassem esses atrativos, o local possui uma beleza natural muito bacana, com formações rochosas atípicas. É importante frisar que no Garimpo Real não é usado mercúrio na hora de apurar a pedra preciosa e que os garimpeiros exercem livremente a atividade, sem precisar pagar pelo uso do terreno.

Quem quiser conhecer melhor as atividades no garimpo pode fazer a visita em qualquer dia da semana, mas deve agendar com o Belmiro pelos telefones: (38) 9106-1226 ou (38) 3531-1557.

Fonte: blog  viaje aqui

4 comentários:

  1. Fernando, juro que não sabia desse garimpo, na próxima ida a Diamantina irei visitá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Assis,
    Infelizmente é pouco conhecido. Ainda não fui, mas me garantiram que é muito interessante.
    Grande abraço
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. ja fui e é emuito bom e interessante.Vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. é muito lindo o Garimpo Real

    fiquei ate emocionada, o garimpeiro é um narrador de mão cheia, sabe como entreter os visitantes.

    Alem do lugar ser muito bonito!

    ResponderExcluir