domingo, 19 de maio de 2013

Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica estará no fHist

O Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica Clarival do Prado Valladares é o mais novo parceiro do Festival de História. De 19 a 22 de setembro, em Diamantina, o Prêmio será apresentado aos participantes do fHist em estande na Feira de Livros do Mercado Velho. Instituída pela Organização Odebrecht em 2003, a iniciativa premia, anualmente, um projeto de pesquisa que contribua significativamente para o maior entendimento da formação econômica, sociopolítica ou artística brasileira. Para incentivar e enriquecer a produção historiográfica nacional, a Odebrecht provê ao vencedor as condições para a realização de seu projeto, com pagamento de direitos autorais e custeio de todas as despesas necessárias à execução e ao registro da pesquisa. Os conhecimentos gerados são consolidados em um livro de arte, distribuído a bibliotecas e outras entidades ligadas à cultura no Brasil e no exterior. O nome do Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador e crítico de arte baiano Clarival do Prado Valladares, que, entre outras funções, foi membro do Conselho Federal de Cultura e da Comissão Nacional de Belas Artes. Em 2011, a ganhadora do Prêmio foi a historiadora Junia Furtado, com a pesquisa "O Mapa que Inventou o Brasil", sobre a produção da Carte de L’Amérique Méridionale. Junia Furtado integra o comitê curador do fHist.

Hospedagens em Diamantina

Para facilitar a vida dos interessados em participar da segunda edição do Festival de História em Diamantina, entre os dias 19 e 22 de setembro, a agência de turismo e viagens Minhas Gerais realizou negociações com a rede hoteleira da cidade, com o objetivo de garantir diárias a preços e condições vantajosas para os participantes, em todas as categorias. Com larga experiência, a Minhas Gerais oferece também um amplo cardápio de opções de ecoturismo, turismo de aventura, pedagógico, científico e cultural para aqueles que quiserem curtir a bela paisagem dos arredores de Diamantina, antes ou depois do fHist. Mas informações aqui.

Canal fHist

Em www.youtube.com/fhist2011, estão disponíveis os depoimentos de curadores e parceiros do fHist sobre a importância do Festival para a história, a cultura e a democratização dos conhecimentos no Brasil. Entre os depoimentos em vídeo postados estão as da educadora Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, da historiadora Júnia Furtado, da UFMG, de Luiz Torelly e Michelle Arroyo, do IPHAN, da pró-reitora da UEMG, Vânia Costa, e da professora Mônica Liz Miranda, da UFVJM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário