sexta-feira, 24 de maio de 2013

Renata Rosa, cantora e rabequeira de Pernambuco, faz show em Diamantina

 

RenataRosa_Flyer_webComo parte da programação cultural da II Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM, a Praça Barão de Guaicuí (Mercado Velho), em Diamantina, será o palco de entrega dos prêmios aos melhores trabalhos do evento, a partir das 21 horas. Em seguida, a cantora e rabequeira, Renata Rosa, acompanhada por sua banda, fará o show de encerramento da II Sintegra.

A banda é composta pelos músicos Hugo Linns (viola de dez cordas, baixo e vocais); Pepe da Silva (viola de dez e sete cordas, bandola e vocais); Ana Araújo (percussão fina e vocais); e Helder Amendoim (percussão e vocais).

Nascida em São Paulo, Renata Rosa mora atualmente em Recife (PE). Cantora, compositora e rabequeira, viveu na região no Baixo São Francisco, onde o canto polifônico indígena tornou-se uma de suas principais escolas e fontes de inspiração e, posteriormente, na mata-norte de Pernambuco, onde tomou parte em tradições como o maracatu rural, o coco e o cavalo-marinho. Essas vivências encontram-se com o seu fascínio pela música árabe e do leste europeu, dialogam com o jazz e a música clássica e dão origem a caminhos sonoros particulares em que a voz ocupa um lugar de destaque. Seu disco de estreia (“Zunido da Mata”) recebeu o Prêmio Choc de L’Année 2004; e o segundo, “Manto dos Sonhos”, rendeu-lhe o Prêmio da Música Brasileira 2009. No momento, prepara seu terceiro CD, “Encantações”.

Leia o texto escrito pela cantora, a pedido da comissão organizadora do evento, sobre suas lembranças: da família, do distrito diamantinense de Mendanha e da cidade de São Gonçalo do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário