sexta-feira, 17 de maio de 2013

Programa Polícia e Família

A Constituição Federal no artigo 144 diz que a segurança pública é dever do Estado direito e responsabilidade de todos. Por isso, de forma pioneira o Terceiro Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais move uma iniciativa inovadora, o Programa Polícia e Família, que tem como objetivo efetivar uma rede de atuação em prol da família, unindo os diversos atores sociais responsáveis pela qualidade de vida e cidadania em diamantina e região, por meio de trocas de informações, da mobilização social e da polícia comunitária.

Todos preocupamos com a nossa qualidade de vida e bem estar de nossos filhos e familiares. Os problemas da desigualdade social, desestrutura familiar e vulnerabilidade social afetam a todos e de diversas formas, principalmente se pensarmos quanto a violência e a criminalidade. Os anseios da comunidade por respostas do poder público são cada vez mais percebidos por todos quando se trabalha de forma integrada, com a mobilização de todos, principalmente dos poderes públicos constituídos e pela própria comunidade.

Porém muitas vezes a falta de informação e ausência de diálogo entre comunidade e Estado dificulta a efetivação de serviços sociais de base e fortalecimento da família. Discussões sobre política públicas sobre drogas, menoridade penal, violência doméstica e assistência social são amplamente debatidos, porém pouco de prático se vê acontecer.

Na essência do Programa, todos os atores que trabalham em prol da família e da cidadania se reúnem todas as quintas-feiras, às nove horas da manhã, no auditório do mercado velho para reuniões de trabalho em que diversos casos e problemas da nossa região podem ser tratados por todos de forma integrada, buscando a melhor solução e o estabelecimento de medidas na competência de cada órgão.

Fazem parte desta rede o CRAS, CREAS, EPIL, AJIR, VEM, UFVJM, CISAJE, PROCAJ, CAPS E CAPS AD, TJMG, MPMG, APAC, CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, OAB/MG, FAZENDA DA ESPERANÇA, ACORDA, PROERD, APAE, LIONS INTERNECIONAL, CONSELHO TUTELAR, COPASA, CASA LAR, SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ENSINO, PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA, CARITAS, PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO, MEL BOMBEIRO MILITAR, POLÍCIA CIVIL E MÃOS UNIDAS, ETC.

Dessa forma casos ocorridos podem ser tratados de uma forma multidisciplinar e em conjunto por todos os envolvidos, dando uma resposta melhor e um encaminhamento mais adequado ás vítimas e a família.

Diamantina é fonte não só de riquezas minerais, mas também de pessoas preocupadas com o bem estar dos outros e não podemos ficar a mercê do azar ou sorte quando se fala do futuro de nossos jovens e da nossa cidade.

O foco principal deste projeto é conscientizar os pais sobre seu papel na educação de seus filhos, futuros cidadãos e futuros chefes de família. A desmoralização da família tem comprometido cada vez mais as crianças e os adolescentes que por vez e outra ficam perdidos nos mundos das drogas e da violência.

Dentro do Programa Polícia e Família, para aumentar ainda mais a interação entre Polícia Militar e a comunidade Escolar o 3º Batalhão, promoveu em Diamantina, o Projeto Cinema na Escola, que foi desenvolvido tendo como objetivo criar uma proximidade maior dos alunos com os policiais militares de uma forma abrangente, porém divertida.

Neste projeto foi procurado proporcionar um momento de lazer, mas além disto, desenvolver um senso crítico nas crianças e adolescentes, que após assistirem aos filmes participaram de um debate onde foram discutidas as situações vivenciadas pelos personagens que poderiam ser confundidas com a do seu dia a dia.

Para termos o retorno do trabalho e promover o fechamento do Cinema na Escola, foram feitas redações e desenhos pelos alunos participantes.

Apesar de atuar desde outubro de 2012 a rede fará seu lançamento oficial à comunidade no dia 18 de maio, na praça José Augusto Neves, Praça do Pão de Santo Antônio, às 09 horas,

Apóie essa ideia e seja um parceiro do projeto, venha conhecer o papel de cada um nessa nobre missão e venha participar. No dia 18 de maio estaremos divulgando nosso trabalho e como acessar os serviços que são direitos de todos.

4 comentários:

  1. Achei este Programa um show de bola. Levar as pessoas a acreditar na polícia como guardiã e conselheira é um excelente meio de interação,pois, em mts casos as pessoas olham para os policiais como se fossem soldadinhos de chumbo,como se não fossem pessoas com sentimentos e com direito a interações constantes. Ótima ideia e joguei no Blog Olho de Mulher, pq desejo q seja uma ideia copiada por mts gestores.

    ResponderExcluir
  2. Meus Caros

    Vou ser breve,sucinto e direto nesse caso.E nem vou me dar o trabalho de repetir o que já foi dito:

    1 - "Polícia para quem precisa de polícia". Sem comentários!

    2 - Convoco o Chico que joga em todas as posições e é um Craque (ôpa!): "Chame o ladrão, chame o ladrão"!

    ResponderExcluir