quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prevenção às drogas no Vale do Jequitinhonha

Texto: Aurelio Salles – jornalista

Programa de Combate às Drogas, da Casa de Juscelino, está de volta ao Vale do Jequitinhonha com o objetivo de levar informações a mais de 120 mil jovens (de 12 a 20 anos) residentes nas 52 cidades da região.

Araçuai - juventudeCom o objetivo de ajudar a conscientizar milhares de jovens e adultos, que residem na região do Vale do Jequitinhonha, na prevenção contra as drogas, é que a Casa de Juscelino, em parceira com o SESI-MG, já rodou mais de 6 mil quilômetros, entre a primeira e segunda etapas do projeto e distribuiu até o momento, cerca de 60 mil cartilhas “Drogas elas já estão aqui!”, em 44 municípios, que vão ajudar beneficiar mais de 100 mil jovens a ficarem longe desse mal denominado drogas. (veja a lista completa das cidades no final da matéria).

De acordo com o presidente da Casa de Juscelino, Sr. Serafim Jardim, a comunidade tem comparecido maciçamente aos encontros, que já foram realizados nas seguintes cidades polos: Almenara, Pedra Azul, Capelinha e Araçuai. Para ele, o mais importante é que os municípios estão entendendo o objetivo e estão trabalhando unidos. Em suas palavras deixou claro que o Programa visa viabilizar uma rede de conscientização entre adultos, jovens e adolescentes, para que juntos consigam acabar com esse mal, chamado Drogas, que pode ser considerado inclusive uma peste. “Está sendo gratificante encontrar os locais dos eventos cheios de jovens e de diversos representantes da camada social, que abrangem autoridades civis, militares, públicas e eclesiásticas, diretores de escolas, professores, orientadores educacionais e líderes comunitários dos municípios. Todos imbuídos em um só objetivo: ajudar na conscientização e prevenção do uso de drogas entre os jovens da região”, explica.

Agora chegou a vez da cidade polo de Diamantina, sede da Casa de Juscelino, onde será realizado o encerramento da segunda etapa do projeto, no próximo dia 17 de maio, às 10 horas na Casa de Juscelino (Rua São Francisco, 241 – Centro – Diamantina – MG – (38) 3531-3607) e os municípios que fazem parte dessa última etapa também irão receber dos organizadores, a cartilha DROGAS ELAS JÁ ESTÃO AQUI! As cidades dessa etapa são: Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves.

De acordo com o Coordenador Operacional da Casa de JK, Marcus Antoni Rebuzzi, somente esses 08 municípios juntos somam mais de 14 mil jovens, na faixa etária de 12 a 20 anos, que necessitam de muita orientação e informação, para não caírem nas ciladas da droga. Segundo levantamento também, até pouco tempo atrás as cidades do interior não sofriam com o mal das drogas, que eram mazelas das capitais, porém atualmente a realidade atual é outra, e passou a ser um problema social de pequenas médias e grandes cidades. “Como a própria cartilha enfatiza: Drogas elas já estão aqui., precisamos ficar alertas, pois 91% dos municípios mineiros estão infestados de drogas, o que infelizmente faz Minas Gerais ocupar o quarto lugar no país no ranking das drogas. E o pior é que ocupamos o segundo lugar quando o assunto são mortes ligadas às drogas”, alerta o criador da cartilha, que continua: “Por isso, para a Casa de Juscelino, a principal ferramenta do programa é esta cartilha, que apresenta, através de uma linguagem simples e objetiva, dados estatísticos sobre o mal que as drogas - sejam as lícitas (álcool e cigarros) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, e outras) - fazem ao usuário. O livreto aponta também os graves problemas que a droga leva para as famílias atingidas, o dependente e a sociedade de modo geral. Droga é ilegal, não se vende em supermercado, armazém, nos shoppings e lojas. Não faz publicidade em televisão, não anuncia em jornais e revistas. Custa caro, é ilegal, vicia e é péssimo para a saúde. Então por que, a cada dia aumenta o número de usuários e viciados?”, explica Rebuzzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário