sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vinícola Estrada Real - Vinho Primeira Estrada

Autor: Leonardo Pinheiro

Vinícola Estrada Real - Primeira Estrada - 1Nesta semana, em visita à seção de vinhos do Supermercado Verde Mar, em Belo Horizonte, me deparei com algo muito interessante, uma garrafa do vinho PRIMEIRA ESTRADA, da Sociedade Vinícola Estrada Real, primeiro lote de 2010.

A primeira impressão foi de espanto, pois a garrafa custa R$ 74,50 (preço de vinho nacional top, com tradição e qualidade já estabelecidos).

Ao examinar a garrafa com mais critério, me deparei com informações bem interessantes, sendo a principal delas, a seguinte: Embora o vinhedo esteja localizado em Três Corações-MG, a produção e envase do vinho ocorre em Espírito Santo do Pinhal – SP (a 230km de distância de Três Corações). Também me chamou atenção a sede da Sociedade Vinícola Estrada Real estar no município de Caldas-MG (a 185km de Três Corações).

Portanto, ao meu entender, é um vinho que não possui uma Denominação de Origem, um "terroir", modelo o qual desejamos implementar em Diamantina, onde todo o processo ocorrerá nas terras altas do Jequitinhonha, gerando tecnologia, emprego, renda e potencial de turismo a nossa cidade.

Há pouco tempo atrás, uma consultora do Sebrae publicou na Voz de Diamantina, um artigo sobre a Sociedade Vinícola Estrada Real - onde fazia diversos elogios ao novo "Vinho Mineiro". Estou certo de que nosso projeto é, sob todos os aspectos, ainda mais inovador e sustentável. Além disso, ao ler a história abaixo descrita, que consta no rótulo do vinho Primeira Estrada, imagino o potencial de marketing que os aspectos históricos, comprovadamente existentes em nossa região, podem denotar diferenciação ao nosso produto.

(Cópia do contra-rótulo da Garrafa do vinho Primeira Estrada)

________________________________________________________________

Primeira Estrada

SYRAH

Safra 2010

Vinho Tinto de Mesa Seco Fino

Vinícola Estrada Real

750 ml

13,5 % vol

Vinícola Estrada Real

Syrah Primeira Estrada

Em 1819, em sua expedição às nascentes do Rio São Francisco o Botânico Francês Auguste Saint Hilaire percorreu as montanhas do sul de Minas Gerais.

Naquela época ele registrou “... A notável superioridade das uvas colhidas no inverno com relação as do verão...”. Quase dois séculos após, viticultores brasileiros e franceses se uniram para instalar um moderno vinhedo na Fazenda da Fé, em Três Corações, situada na mesma região percorrida por Saint Hilaire, aliando história, paixão pela vitivinicultura e tecnologia para criar um vinho pioneiro: o Syrah Primeira Estrada.

O ciclo de maturação e colheita das uvas ocorre no outono e inverno, e neste período as encostas da Região Cafeeira do Sul de Minas Gerais são banhadas por dias ensolarados e secos, seguidos de noites frias, o que imprime um ciclo longo às videiras, e permite que as uvas alcancem perfeito estado de maturação, exprimindo todo o seu potencial qualitativo.

Os vinhos obtidos nesta condição climática privilegiada possuem aromas finos e elegantes, cor intensa, excelente equilíbrio em boca e potencial de envelhecimento inéditos.

Vinho Tinto de Mesa Seco Fino. Ingredientes: Uvas viníferas Syrah (Vitis Vinifera), conservador INS 220. Evite o consumo excessivo de álcool. Validade: Indeterminada, desde que conservado em local seco e fresco, ao abrigo de luz e preferencialmente na posição horizontal.

Produzido e engarrafado por Agrícola Guaspari Indústria e Comércio de Vinhos Ltda. Rua Pedro Ferrari, 300  Parque dos Lagos – CEP: 13.990-000 – Espírito Santo do Pinhal – SP – CNPJ: 11.005.453/0001-27 IE: 530.100.772.110. Responsável Técnico: Ana Paula Sossai Tessarini , CREA SP: 5062655348. Para Sociedade Vinícola Estrada Real Ltda. Sítio do Jacarandá II, CP. 56. CEP 37780.000 – Caldas MG. CNPJ: 08892794/0001-57 INSC. EST.: 0010493720057. Registro do produto no MAPA sob o nº SP-10864 00001 Lote: 001/2010.

Um comentário:

  1. Sou mineiro de Tres corações onde se localiza a fazenda maria da fé do Dr.marcos arruda e que ganhou capa da revista do kornal o globo hoje 23 de junho de 2013 e foto dupla dentro da revista,O vinho é super elogiado por especialistas da associação brasileira de sommeliers como o prof.Celio alzer e um sucesso no Rio de janeiro onde resido.O fato de ser produzido em espirito santo do pinhal no interior de são paulo éuma associação com produtores estruturados que engarrafam e vendem o vinho super normal e que acontecera com voces de diamantina que se não se associar com empresarios estruturados como vão comercializar seus vinhos? concordo com o preço salgadisimo do primeira estrada 78,00 certamente terão que rever o preço,mas a qualidade dizem que é otima;

    ResponderExcluir