sexta-feira, 16 de março de 2012

Estado de emergência em Diamantina!

Autor:  Ricardo Lopes Rocha – publicado aqui

Nem procurei saber se o decreto de estado de emergência já foi revogado ou não. Apenas o fato de ter sido decretado, no dia 25 de janeiro, já se constituiu, para mim, em uma vergonhosa falta de ética porque não reflete a realidade que se vivencia na nossa cidade. Paradoxalmente, poucos dias depois do decreto, Diamantina se cobriu de palcos, bancas de camelô e se encheu de foliões para o carnaval. Dizer que uma cidade se encontra em estado de emergência e a população simplesmente nem saber porque ocorreu isso é no mínimo hilário, senão imoral, frente às reais necessidades de outras cidades que se encontram verdadeiramente em estado de calamidade e necessitam da ajuda oficial do governo federal. Mas refletindo por outro ponto de vista, pode ter sido apenas para enganar, para ninguém dizer que Diamantina ficou de fora da onda de cidades em situação de emergência. Talvez viesse uma verbinha a mais, quem sabe? Assim também, só para enganar,são tratados os jardins: depois de meses sem nenhum cuidado, passa por eles uma turma, corta tudo o que vê pela frente com aquelas máquinas a gasolina e por ali mesmo o mato seca e fica. Só para enganar as vistas dos passantes menos atentos. Semanas atrás, capinaram as ruas, mas os matinhos, sujeiras, ficaram no meio do caminho. E os buracos das ruas? Para não dizer que não tapam, vão lá, colocam areia com 0,001% de cimento e depois de quinze minutos, o trânsito volta a passar por cima. Com o calçamento, o estado de emergência já dura uns trinta anos. Com a cachorrada (os de verdade) que anda solta pelas ruas, se esbaldando com o lixo e cadelas no cio, o tratamento é diferente. Para não falar que não fazem nada, não fazem nada mesmo. Os cachorros continuam lá, sem trato, sem dono, doentes e revirando os lixos. Mas enquanto houver um palco montado num final de semana, para quê pensar em estado de emergência? É só para enganar mesmo!

2 comentários:

  1. Caro amigo nossa cidade há mais de 3 anos entrou em Estado de Emergência sim, pois estamos precisando de homes públicos de verdade, competentes, éticos e que respeitem os cidadãos diamantineses, precisamos de uma câmara ativa, paticipativa e preocupada com o bem estar do diamantinense, nosso patrimônio público, nosso sossego, nossa moral e bons costumes, nossa saúde, educação e segurança. Este sim é o verdadeiro estado de emergência por que passa nosso muncípio.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo nossa cidade há mais de 3 anos entrou em Estado de Emergência sim, pois estamos precisando de homes públicos de verdade, competentes, éticos e que respeitem os cidadãos diamantineses, precisamos de uma câmara ativa, paticipativa e preocupada com o bem estar do diamantinense, nosso patrimônio público, nosso sossego, nossa moral e bons costumes, nossa saúde, educação e segurança. Este sim é o verdadeiro estado de emergência por que passa nosso muncípio.

    ResponderExcluir