sábado, 24 de março de 2012

Vesperata no Rio São Francisco

Publicado no Jornal O Tempo – 24/03/2012

Com reconhecida vocação musical, o Estado de Minas Gerais é pródigo em megaconcertos ao ar livre. Primeiro, foi a seresteira Diamantina com a sua já consagrada “Vesperata...”; depois, Poços de Caldas com a “Sinfonia das Águas” e, há dois anos, São João del Rei iniciou sua “Sinfonia dos Sinos”. Agora, no dia 21 de abril, é a vez de Pirapora estrear a “Sinfonia do Velho Chico” sob a batuta do maestro paulista Alex Domingos, um dos fundadores do pioneiro evento de Diamantina.

Com o mesmo formato das demais cidades, o concerto de Pirapora, contudo, tem seu diferencial, a começar pelo palco – ao invés da estrutura padrão, os músicos vão se posicionar nas instalações do Benjamim Guimarães, o único barco a vapor em atividade no mundo – até hoje ele navega pelas águas do rio São Francisco. Na execução do repertório, a Banda Sinfônica Jovem de Pirapora, formada por 60 músicos com idades entre 9 e 16 anos e apenas sete meses de formação musical, mas que, segundo o experiente maestro Alex, “já atingem um dos melhores níveis do Brasil”.

“A região de Pirapora é prolífera de talentos, com famílias provenientes de Pernambuco e da Bahia, Estados nordestinos muito ricos culturalmente”, explica tal virtuose o maestro.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

2 comentários:

  1. É possível você divulgar a programação das cerimonias da semana santa em Diamantina?

    ResponderExcluir
  2. Sim, o espaço está aberto para esse tipo de divulgação. Favor enviar para passadicovirtual@gmail.com
    Grato

    ResponderExcluir