sexta-feira, 26 de julho de 2013

Leia nesta semana na Voz de Diamantina

Capa (20)Na noite de domingo, 21 de julho, no Teatro Santa Isabel, foi realizada a abertura do 45º Festival de Inverno da UFMG. Os dez estandartes içados no fundo do proscênio externavam os novos rumos que o mais antigo e importante dos festivais de Minas tomou ao centrar o foco de suas ações nos quatro grandes “coletivos” Margens e arredores da cidade: Cantares afro-brasileiros; Cineastas indígenas e Imagens do bem comum: territórios e retratos. A proposta do professor César Guimarães, coordenador do evento desde o ano passado, de criar as chamadas Itinerâncias, exigiu duas outras invenções: o Caminhão Itinerante, que nada mais é que um palco sobre rodas, e a Tarifa Zero, que oferece ônibus de graça para conduzir o público por todos os bairros em que serão compartilhados os princípios do Bem Comum. E por que não complementar tão interessante inovação com o Banquete Público, que mostrará os rudimentos de uma cozinha com receitas improvisadas ao sabor do que se tem em cada canteiro, em cada horta e com a maneira de preparar e temperar que as iaiás aprendiam com suas damas de leite e mucamas?

Alguns festivais da UFMG já vinham oferecendo oficinas, shows e apresentações musicais com profissionais da cidade. Em um primeiro momento, os artistas locais eram aproveitados no final dos eventos. Mas pouco a pouco, talvez até pela disseminação de tão grande número de festivais e pela consequente dificuldade em captar bons patrocínios, o diamantinense tornou-se protagonista do grande acontecimento, ao mesmo tempo em que os festivais diminuíram de duração, minguando para três, duas, até chegar ao formato deste ano, de uma única semana.

Joaquim Ribeiro Barbosa - “Quincas”

Início do editorial da Voz de Diamantina - Edição 624, 27 de julho de 2013

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 165,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: (38) 3531-3129 e 8824-3584 - vozdediamantina@gmail.com

Aline: (38) 8811-5707 /// Wandeil: (38) 8803-8957

*A partir da tarde das sextas-feiras, o jornal Voz de Diamantina pode ser adquirido nos seguintes locais: Banca de Geraldinho, Canastra Diamantina e Livraria Espaço B

Nenhum comentário:

Postar um comentário