sexta-feira, 19 de julho de 2013

Secretaria de Aviação Civil lança programa para treinar bombeiros

Fonte: Estado de Minas

Na tentativa de finalmente cumprir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República vai fazer um mutirão, oferecendo treinamento a 1 mil bombeiros para atuarem nos aeroportos regionais de todo o país. Pela legislação, os operadores dos terminais tinham até 31 de dezembro de 2011 para dispor de proteção contra incêndio adequada ao contingente de passageiros embarcados, mas raros foram os que cumpriram à risca as determinações. Levantamento feito pela SAC mostra que 76% dos aeroportos regionais não têm o número mínimo de bombeiros exigido. Tanto é que no ano passado alguns terminais foram impedidos de operar voos regulares. Em Minas, São João del-Rei, Patos de Minas e Diamantina integram a lista.

Com as dificuldades para treinamento, a Anac deu prazo até dezembro para que os bombeiros sejam integrados às equipes. Os cursos oferecidos pela Secretaria de Aviação Civil terão duração de nove semanas, sendo cinco destinadas a curso a distância e quatro para aula prática presencial, e podem suprir toda a demanda. Mas, para isso, o índice de reprovação deve ser baixo, caso contrário o déficit pode permanecer. “Fizemos um levantamento e constatamos que 76% dos aeroportos no país não dispõem de bombeiros ou dispõem em número insuficiente”, afirma a secretária nacional de Navegação Aérea Civil em exercício, Sônia Cristina Lopes Machado

Em Minas, 11 aeroportos serão beneficiados (Araxá, Diamantina, São João del-Rei, Patos de Minas, Varginha, Ipatinga, Goianá, Juiz de Fora, Governador Valadares, Paracatu e Caxambu) com a formação de 80 bombeiros. Além disso, oito deles (exceção para Goianá e Paracatu) receberão carros contra incêndio. Ao todo, serão 186 veículos distribuídos para todo o país, ao custo de R$ 266 milhões. O caso mais grave em Minas é do aeroporto de Varginha, segundo a secretária nacional de Navegação Aérea Civil em exercício. A unidade não dispõe de bombeiros. Para evitar que se repetisse na cidade o mesmo que ocorreu em outros aeroportos mineiros, a SAC antecipou o treinamento de 10 bombeiros.

A justificativa da SAC para a demora na formação de bombeiros é a dificuldade para preparação de pessoal e o alto custo. O curso é dirigido a profissionais formados nas funções de bombeiro urbano ou brigadista. Além disso, eles terão de permanecer no aeroporto, sem poder desempenhar atividades externas.

Contrato assinado
A Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG) assinou contrato com o grupo Aterpa M. Martins para construção do aeroporto de Itajubá, no Sul de Minas. Serão investidos R$ 79 milhões na implantação do terminal e em ações complementares, como o desvio de linhas de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e desapropriações. A unidade terá estrutura para para pousos e decolagens de aeronaves com capacidade para até 48 passageiros, tendo foco na ampliação das atividades da Helibrás e sua rede de fornecedores. Pelo contrato, os serviços devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário