Fonte: Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é, dentre as ferrovias brasileiras, aquela com maior volume de transporte, interligando Minas Gerais com o litoral do Espírito Santo, como parte integrante da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD.
Os primeiros estudos para construção datavam de 1876, adotando-se como principal diretriz de penetração o vale do rio Doce, seguindo desde a região próxima a Colatina até a foz do rio Santo Antônio, de onde tomaria a direção noroeste até Diamantina. A empresa, denominada Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas, foi fundada em julho de 1901, pelos engenheiros João Teixeira Soares e Pedro Nolasco Pereira da Cunha.
Em 13 de maio de 1904 foi inaugurado o primeiro trecho em bitola métrica de 29 km da ferrovia a partir de Porto Velho, às margens da baía de Vitória, com as estações de Cariacica e Alfredo Maia, tendo como objetivo alcançar a cidade da Diamantina, no interior de Minas Gerais, daí a sua denominação inicial mais comum como Estrada de Ferro Vitória a Diamantina.
A construção da estrada prosseguiu de forma lenta, devido às constantes dificuldades financeiras da companhia, atravessando uma região de selvas, somente chegando a ponta dos trilhos a Figueira do Rio Doce, atual Governador Valadares, em 15 de agosto de 1910.
Em 1908 um grupo de empresários ingleses procurou a ferrovia para discutir o interesse em transportar o minério de ferro da região de Itabira para exportação por Vitória, e este foto levou a Companhia a contratar um estudo de viabilidade de acordo com as condições que haviam sido propostas pelos ingleses. Em janeiro de 1909 um estudo apresentado pelo engenheiro Emílio Schhnoor concluía pela viabilidade do transporte, desde que fosse alterado o traçado de Diamantina para Itabira.
Após longas negociações o governo federal autorizou em dezembro de 1909 a alteração do traçado, ficando no entanto a ferrovia com a obrigação de construir um ramal entre Curralinho, atual Corinto, MG, e Diamantina, para interligar com a Linha do Centro da EFCB. Este ramal iniciado em 1909 seria inaugurado em 5 de maio de 1914, e posteriormente incorporado à administração da EFCB em novembro de 1920, vindo a ser erradicado mais tarde pela RFFSA, já na década de 1960.
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Texto indicado pelo Wellington Gomes, leitor do blog
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