segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

UFVJM se destaca no ENEM

Matéria do Jornal Estado de Minas de hoje, 05/02/2010

Hoje é o dia D para os 793,9 mil candidatos que disputam vaga no ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação (MEC) divulga, a partir das 6h, a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 47,9 mil vagas em 23 universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Em Minas, 76,5 mil estudantes concorrem a uma cadeira nos 155 cursos oferecidos no estado, dos 974 em oferta no país. Entre as graduações mais procuradas nas instituições mineiras de ensino, estão a de ciência e tecnologia, com 2.728 inscritos, e a de humanidades, com 2.138, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Na lanterna de Minas, está o curso de artes aplicadas, da Federal de São João del-Rei (UFSJ), com 37 candidatos.

À espera do resultado, Felipe Melo Vieira, de 17 anos, cruzava os dedos, torcendo pela aprovação em odontologia na UFVJM, o quinto mais procurado do estado. Mas antes de garantir a vaga, ele assegurou lugar no pré-vestibular. ?Estava um pouco acima da nota de corte e, como talvez não dê para passar, já comecei a me preparar para o próximo concurso. Se não for aprovado na primeira etapa do Sisu, vou disputar, na segunda etapa, o curso de biomedicina na Federal de Alfenas.

Quem for aprovado, deve garantir a vaga por meio da matrícula entre os dias 8 e 12. Quem não puder dar o grito de vitória hoje, terá mais duas chances de se inscrever ? de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema vai excluir vagas já preenchidas e mostrará apenas as restantes. Mesmo quem não tentou a vaga na primeira etapa pode participar da segunda ou da terceira fase.

MAIS cobiçados Em Minas, metade dos cursos mais almejados no Sisu são da Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, resultado nunca antes alcançado na história da instituição, que abriu 100% das vagas para seleção por meio do Enem. Segundo o reitor Pedro Angelo Abreu, a média de inscritos nos concursos anteriores era de 4 mil, enquanto desta vez o número ultrapassou a marca dos 18 mil. ?O curso de ciência e tecnologia, o mais procurado do estado, nunca passou de três candidatos por vaga e, este ano, a disputa chegou a 12,6. Matemática e química, que nunca haviam fechado turma, têm 10 candidatos por vaga. O Enem é um divisor de águas na história da UFVJM.

Já as 10 graduações menos procurados no Sisu são da UFSJ. O curso de artes aplicadas da instituição amarga o último lugar no ranking, com 37 inscritos. Para o pró-reitor de ensino de graduação Murilo Cruz, a explicação está no fato de o curso ter identidade regional do Campo das Vertentes, região onde está localizada a universidade. ?Além disso, optamos por oferecer apenas 10% das vagas para o Sisu, o que pode ter inibido a inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário