domingo, 7 de agosto de 2011

Estrada Real no Vale do Jequitinhonha

Fonte: Estrada Real, com dica do Blog do Banu

Dez municípios do Vale devem entrar na Estrada Real

O Diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna, esteve em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, no último sábado (30), para encontro com 10 prefeitos da região. Na oportunidade, foi discutida a inclusão destas localidades no roteiro da Estrada Real. Além do prefeito de Turmalina, estavam representadas as cidades de Capelinha, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte, Itacambira, Minas Novas, Botumirim, Grão Mogol e Senador Modestino Gonçalves.

O Vale do Jequitinhonha geralmente é estigmatizado pela carência social. No entanto, é reconhecido também pela ampla diversidade cultural, retratada, principalmente, pelo artesanato e festivais locais. Dessa maneira, o crescimento do turismo na região é uma iniciativa importante para o desenvolvimento regional.

As cidades interessadas em fazer parte da Estrada Real precisam cumprir alguns critérios, tais como: levantamento com fundamentação histórica e cultural, comprovando que a localidade foi cenário dos caminhos reais, no garimpo ou transporte do ouro e pedras preciosas, durante os séculos XVII e XVIII; estar localizada na divisa de um ou mais municípios atualmente identificados na área de abrangência da Estrada Real; demonstrar ações efetivas em relação à preservação do patrimônio natural, cultural e histórico municipal; possuir um Conselho Municipal de Turismo com atuação comprovada, entre outros.

Agora, o Instituto Estrada Real aguarda documentação comprobatória para poder incluir o Vale do Jequitinhonha como mais um dos seus destinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário