quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Milhos especiais para artesanato é tema do Dia de Campo na TV desta semana

Fonte: Agrosoft

imageMuitas vezes ignorada pelos produtores de milho, a palha vem se transformando em fonte de emprego e renda para muitas famílias da zona rural. Atenta ao crescimento dessa atividade, a Embrapa Milho e Sorgo iniciou em Minas Gerais, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais(Emater-MG) um trabalho com o objetivo de incrementar o artesanato rural.

O artesanato feito a partir da palha de milho vem se tornando uma tradição em diversas comunidades brasileiras. Em Minas Gerais, principalmente nas regiões de Cipotânea, na Zona da Mata, e de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, as artesãs utilizam a palha do milho na confecção de diferentes produtos como bonecas, flores, bancos, cestos.

A palha de milho tem características que, à primeira vista, podem passar despercebidas. A textura é uma delas. Quanto mais maleável for a palha, mais fácil fica para as artesãs manipularem e criarem seus produtos. Por isso, a Embrapa identificou variedades armazenadas no banco de germoplasma de milho com características especiais como tipo e cor da palha, sem deixar de lado a questão da boa produtividade de grãos. E as variedades BRS Diamantina e BRS Cipotânea foram testadas por dois anos em diversas localidades, incentivando o melhoramento participativo.

O Dia de Campo na TV sobre Milhos especiais para artesanato é uma produção da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

COMO SINTONIZAR O PROGRAMA
Canal Rural
Net, Sky, Parabólica ou internet
Sexta-feira a partir das 9h
TV NBR
Canal do Governo Federal
Domingo, às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário