quarta-feira, 10 de agosto de 2011

“Ouvir a História” com Santuza Cambraia no fHist

Fonte: fHist

“Ouvir a História” é o tema de uma das 18 mesas do fHist – o Festival de História, a realizar-se em Diamantina entre os dias sete e 12 de outubro – e que contará com a participação da doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, Santuza Cambraia Naves. Pesquisadora da música popular e do pensamento cultural no Brasil, desde a década de 1980 a professora, que é mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional – PPGAS/UFRJ, dedica-se a temas como a música popular e o modernismo; a música popular na década de 1960, nos tempos da Bossa Nova, da MPB e do Tropicalismo; o projeto cultural de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e dos construtivistas; e as sonoridades contemporâneas, entre outros.

Resultado deste profundo trabalho de pesquisa e estudos, a professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RJ, graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – UnB, é autora de dezenas de livros, trabalhos e artigos. Entre os seus livros publicados, destacam-se: O violão azul: modernismo e música popular (1998); Da bossa nova à tropicália (2004); Velô (2009); e Canção popular no Brasil (2010), entre outros trabalhos.

As 18 mesas do fHist, como a da professora Santuza Cambraia, serão realizadas na Tenda dos Historiadores, na Praça Doutor Prado. A partir de agosto, o sítio oficial do fHist publicará regularmente informações sobre os autores convidados e a grade de programação do Festival e que contemplará, além das mesas redondas da Tenda dos Historiadores, oficinas no Instituto Casa da Glória, sessões de cinema no Teatro Santa Izabel, lançamentos e performances no Mercado Velho e uma diversificada programação cultural pelas ruas e becos da cidade patrimônio mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário