sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Novos desdobramentos sobre a ampliação da UFVJM

Mensagem da Cáritas Diocesana de Almenara

Excelentíssimo Senhor Reitor da UFVJM e Ilustríssimos Senhores membros do CONSU desta Universidade,

É com grande pesar e tristeza que venho, nestes 18 de agosto de 2011, através desta missiva manifestar minha indignação com a notícia de ampliação desta importante Universidade para duas novas localidades: Januária e Unaí.

Sabe-se que o Brasil tem um déficit educacional grande e poucos são os que conseguem chegar ao ensino superior e concluí-lo. E, portanto, todo incentivo a criação de Universidades Federais e sua ampliação é importante diante deste contexto nacional.

Apesar de muito distante do outro extremo do Vale do Jequitinhonha, o Baixo, vê-se como muito importante a criação e todos os investimentos de ampliação desta honrosa Universidade, esta que o próprio nome a contextualiza como dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri!

Estando localizada numa das regiões com o IDH sendo um dos mais baixos do país, ressalta-se ainda mais a necessidade desta Universidade nestes Vales, já que, o conhecimento liberta e abre portas para este povo, e principalmente a juventude, que tantas vezes são obrigadas a migrarem para outras regiões do país como solução para ter uma vida digna, ou um pouco melhor, garantindo ao menos uma renda mensal.

Além disso, a Universidade traz investimentos para o município onde está instalada, tanto de empresas quanto da pequena economia, como pensionatos, restaurantes, festivais, supermercados, bares, entre outros, permitindo um maior desenvolvimento local e regional.

Desta forma, fica-me a pergunta: por que ampliar a UFVJM para Janúaria e Unaí e não para outros municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri?

Será que este povo, que acolheu com tantas esperanças esta honrosa, importante e necessária Universidade, não merecem e não precisa de maiores explicações? Gostaria muito que este fato fosse esclarecido! Já que é notória a necessidade de ampliação simda UFVJM, mas para os municípios que compõem estes Vales do Jequitinhonha e Mucuri e que assim como Januária e Unaí, fornecem estrutura suficiente para receber seus campis.

Indignadamente deixo-lhes meu repúdio e reafirmo a necessidade de esclarecimentos a nós: POVOS DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI.

Grazianne Ramos

Cáritas Diocesana de Almenara

Resposta  do Prof. Pedro Angelo Almeida Abreu  - Reitor da UFVJM

Prezada Grazianne,

A proposta de criação desses campi nas cidades de Janaúba e Unaí foi encaminhada pela SESu-MEC e, segundo o Secretário dessa SESu, a partir de uma demanda da Presidenta Dilma. Já ponderei ao Secretário sobre as demandas dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e fui informado que demandas de implantação de outros campi em outros municícipios podem ser encaminhadas para análise.

Fique claro que a iniciativa de vincular esses novos campi à UFVJM partiu do MEC e sendo uma proposta do Ministério não podia dar outro encaminhamento que não submeter à análise do órgão máximo da Instituição, ou seja, ao Conselho Universitário.

A implantação de dois campi no norte de Minas Gerais, no entendimento do Secretário da SESu-MEC, deveriam ser vinculados à UFVJM considerando dois aspectos: promover uma maior "densidade" à UFVJM e por sermos a única IFES com sede na metade norte do Estado. No entanto, fiz duas ponderações:

1) A decisão é de responsabilidade do Conselho Universitário;

2) Haverá uma fortíssima resistência do CONSU, da comunidade universitária e das comunidades dos vales pois não foi contemplado nenhum novo campus em cidades dos nossos vales.

Nesse sentido, indiquei que pelo menos um campus poderia ser em cidade do médio/baixo Jequitinhonha, sugerindo Araçuaí ou Almenara, quando o Secretário mencionou que a orientação era implantar novos campi onde não tinha sido implantado algum IFET e, por isso, essas duas cidades estariam fora. Ponderei então que Itaobim fica no meio termo médio/baixo Jequitinhonha e ele informou que outro critério era densidade populacional. Ponderei então instalar na cidade de Jequitinhonha, foi dito então que seria analisada a situação.

Cabe à comunidade universitária dizer sim ou não, no entanto, deve ser firmado que esses campi serão efetivamente implantados, sejam vinculados à nossa Instituição ou a outra IFES de Minas Gerais.

Os representantes da comunidade externa no CONSIC (Conselho de Integração Comunitária da UFVJM) bem conhecem o posicionamento deste Reitor a respeito dos encaminhamentos e discussões de temas de interesse da região, pois tenho firmado, sempre, da necessidade urgente de que toda a sociedade dos Vales se organizem politicamente, que criemos movimentos políticos coesos, suprapartidários, para a defesa dos interesses dos Vales, para negociar investimentos e políticas públicas. Mais uma vez os Vales são preteridos. Não creio que devamos aceitar a situação como fato consumado, ao contrário, é momento de estabelecer uma forte resistência e manifestação, incluindo caravana de prefeitos, pressão sobre deputados votados nos vales, senadores, governador.

Só tenho uma dúvida, que é a de sempre: Quem capitaneará o Movimento??

Atenciosamente,

Prof. Pedro Angelo Almeida Abreu

Reitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário