quarta-feira, 17 de agosto de 2011

UFVJM abre campus em Unaí e Janaúba. Vai mudar de nome? Jequitinhonha é desprezado pela sua própria Universidade

Fonte: Por Álbano Machado, Blog do Banu

Mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha é desprezado. Desta vez, pela sua própria Universidade. O Conselho Universitário aprovou e a Presidenta Dilmaassinou, nesta terça-feira, 16.08, a criação de um campus em Janaúba, no norte de Minas, e em Unaí, no noroeste de Minas, perto de Brasília. Estas duas cidades já tem campus da Unimontes, universidade pública estadual.

Cidades como Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim e Almenara, tentam e sonham implantar uma unidade de campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Porém, suas lideranças técnicas e políticas pouco articulam e encaminham projetos para viabilizar tal sonho. E ainda, por cima, várias entidades do Vale como FECAJE, ASA semiárido, AMEJE, FETAEMG, AMAJE, Fundo Cristão e AMBAJ têm representação no Conselho Universitário que aprovou propostas de criação de campus fora do Vale.

Isto é um desrespeito com a região, com a juventude, com os estudantes, com o desenvolvimento da região.

Em 2003, eu trabalhava com Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Elaborei o projeto de lei de criação da UFVJM, apresentado pelo deputado Carlos Mota (PSB-MG). Foram várias reuniões e audiências com os Ministros da Educação, Cristóvam Buarque e Tarso Genro, além da Casa Civil, com Josém Dirceu. Optou-se pela transformação da FAFEID - Faculdades Federais Integradas de Diamantina em UFVJM, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni.

O projeto original propunha campus em Diamantina, Minas Novas/Capelinha, Araçuaí/Itaobim Almenara, Teófilo Otoni, Porto Seguro e em Montanha, no norte do Espírito Santo.

O Ministro Tarso Genro argumentou a limitação de recursos e propôs apenas os campus de Diamantina e Teófilo Otoni, mas mantendo a indicação de criação dos próximos campus em Araçuaí e Almenara.

Em 5 anos da nossa Universidade, o que se viu foi o debate de criação de campus em Curvelo e Governador Valadares.

Nós, do Vale, ficamos olhando e vendo a banda passar. Nada fizemos, pouco articulamos. E o pior: na hora de aprovar os campus fora do Vale ou fomos omisso ou votamos a favor de tal distorção da UFVJM.

A Reitoria da UFVJM deve justificar que os recursos alocados seriam para as cidades beneficiadas. Ou seja, os deputados que articularam devem ter indicado os endereços dos investimentos, longe do Vale.

Cadê nossos representantes? Cadê os deputados que sempre buscam os votos na nossa região e depois somem? Por que nós não cobramos isso deles? Ficamos puxando o saco, babando ovo, quando deveríamos propor e e cobrar destes representantes nossos.

O ex-presidente Lula estará em Araçuaí, nesta sexta-feira, 19.08, às 14 horas, no IFET-Campus Araçuaí. Será paraninfo da primeira turma de técnicos ada instituição. É uma boa hora para cobrarmos dele e reivindicar sua gestão junto à sua cria política , a Presidente Dilma Roussef.

"Ô Lula, que vergonha! Queremos Universidade no Jequitinhonha!" seria um bom grito de guerra para fazê-lo ouvir as vozes das ruas e dos rincões do Vale.

Ele deve se assustar e perguntar se UFVJM não está na região. Somente em Diamantina e Teófilo Otoni, nas portas de saída dos Vales, seria a resposta.

Precisamos de Universidade no miolo, no coração do Vale.

3 comentários:

  1. Nós da UFVJM estamos tão surpresos quanto todos demais dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. E os membros do CONSU também. Isto nunca foi votado lá. Uma reunião de urgência acontecerá na próxima sexta (19).

    ResponderExcluir
  2. A cidade de Janaúba, no extremo Norte de Minas, recebeu na última segunda-feira (05/09) comitiva liderada pelo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Pedro Ângelo de Almeida Abreu, que foi à cidade para conhecer o local a ser doado pela prefeitura local para abrigar o futuro campus daquela instituição federal de ensino.

    O reitor enfrenta resistências de pessoas contrárias à expansão da instituição e há a possibilidade do Conselho Universitário da UFVJM não aprovar a ida do campus para Janaúba, mesmo com a determinação do governo federal. O reitor disse não acreditar ‘nessa possibilidade’, que pode criar grande mal-estar entre lideranças petistas no Estado.

    http://jornalmontesclaros.com/mg-janauba-inicia-preparativos-para-receber-campus-da-universidade-federal-do-vale-do-jequitinhonha/

    ResponderExcluir
  3. Virgílio Medeiros - Universitário da UFVJM9 de setembro de 2011 às 14:46

    Não sei o que acontece nesse Brasil, na verdade sei e é esse o motivo da minha revolta! Por causa de politicagem, resolve-se dar o ar da graça num lote vazio e declarar a implantação de um campus universitário, até que ponto isso está ligado às próximas eleições municipais? Isso será um ponto nos palanques e nas urnas para a gestão atual dessas cidades? Me pergunto, me respondo e me indigno..... Estamos numa crise de identidade, onde a minha Universidade (lideranças/reitoria) não sabem ser Jequitinhonha e Mucuri, são meros encarregados, vendidos por funções e status, que não se preocupam com os rumos e sim com o ir! Quanta vergonha, quanta sujeira! Os formadores e educadores que levam o nome dos vales não tem identidade, não sabem quem são e depois me dizem que o meu conhecimento vale mais! Vale onde? Vale pra que? Pra demagogia? Tem que valer nos vales, vales do Jequitinhonha e Mucuri! Chega! Eu quero UFVJM no Jequitinhonha e Mucuri, estruturada e preparada e não meros conjuntos de pedra e barro, cercados por sonhos e fantasias para a apreensão de votos e conquista de gabinetes! O meu voto é NÃO!

    ResponderExcluir