quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Morador relata incêndio que destruiu Reserva Manancial Pau de Fruta e outras propriedades

Autor do texto e fotos: Leonardo Pinheiro

Uma queimada para “limpeza de pasto”, iniciada ontem, 02/08, às margens da BR 367, altura do KM 600, se transformou em incêndio de grandes proporções e já destruiu mais de 400 hectares da Reserva Manancial Pau de Fruta da COPASA, da plantação de eucaliptos e da Fazenda Altitude Máxima.

image

image

Até o inicio da tarde de ontem, o fogo estava contido do lado direito da BR 367 (sentido Diamantina-Gouveia). Quando por lá passei de carro, já havia uma equipe do Corpo de Bombeiros e outra da COPASA, ambas com contingente reduzido, combatendo o incêndio com abafadores e borrifadores. Ambas porém subestimaram o forte vento que soprava na direção do Pau de Fruta. Se naquele momento houvesse um suporte maior na margem da rodovia, com um caminhão do Corpo de Bombeiros ou Caminhão Pipa da COPASA, com certeza teriam controlado o fogo.

Sem a adequada estrutura de combate a incêndio, o fogo avançou e atravessou o asfalto, dando início a uma queimada descontrolada dentro do Manancial de abastecimento de água de Diamantina.

image

image

Com a falha das equipes do primeiro combate, a COPASA encaminhou sua brigada de incêndio e 2 Caminhões, porém foi insuficiente para conter as chamas.

Dentro da nossa propriedade, meu pai, meu irmão, eu e mais um funcionário, lutamos até a noite para salvar nossa reserva de mata nativa, o que só foi possível devido à ajuda de um dos caminhões pipa da COPASA. O que mais nos revoltou, além da inconsequente queimada de “limpeza de pasto” iniciada na região, foi que embora tenhamos ligado inúmeras vezes no telefone 193 do Corpo de Bombeiros, não obtivemos sequer um apoio neste combate. Apenas mais tarde da noite, por volta das 19h, quando já havíamos controlado o fogo dentro da propriedade, é que apareceu uma caminhonete com dois bombeiros, perguntando se eramos nós que estávamos ligando para eles sem parar, como se estivéssemos incomodando alguém...

O Fogo continuou a queimar a Reserva Manancial Pau de Fruta a noite inteira, e hoje pela manhã, 03/08, ainda queima sem piedade, sem controle e sem combate!

image

Em uma cidade como Diamantina, com tantos órgãos ambientais oficiais (IBAMA, IEF, ICMBio), Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, ONGs diversas, Conselhos, Corpo de Bombeiros, é impressionante a falta de estrutura para prevenção, educação, combate a queimadas e punição aos infratores. Todos os anos é a mesma coisa, seguindo a tradição ignorante criada no passado de queimar para a limpeza de pasto, torna-se algo natural na cabeça de muitos.

A queimada continua lá na região e agora desce no sentido da Rapadura, e com esta seca e ventania toda, em menos de dois dias vai alcançar o Parque do Itambé.

image

Aos que forem passar pela BR 367 entre Gouveia e Diamantina, ficaram chocados com a quantidade de animais mortos na pista, os quais, ao fugirem do incêndio, são atropelados pelos veículos.


image

Aos usuários da Trilha Verde da Maria Fumaça, tenho a relatar que aqui em Diamantina encontraram pouco verde e muita fumaça e fogo...

2 comentários:

  1. Gente, meus parabens, adorei a convera sobre o João Gilberto, que dizem que namorou co Sandra Starling naquela época! Talvez o Fausto confirme a história. Abraços a todos. Peço ao Antonio com carinho para postar os retratos do Tejuco onde estou! Vou morrer de saudades, só ele tem! Pepe

    ResponderExcluir
  2. Eu passava por ali na semana passada indo à Gouveia de bicicleta e pensava: é, o povo este ano está mais consciente e achava bom não ver ainda queimadas. Vai e acontece uma coisa destas. É preciso punir os respnsáveis. As autoridades competentes que não se manifestarem frente às suas responsabilidades serão coniventes com este tipo de coisas.

    ResponderExcluir