sábado, 20 de agosto de 2011

Prefeitura de Diamantina realiza Picnic Ecológico

Fonte: Secretaria de Municipal de Meio Ambiente.

Neste domingo, 21/08, às 08 horas, acontecerá mais uma etapa do projeto "Picnic Ecológico" que é uma das muitas ações integradas do "Programa Diamantina Brilhante", da Prefeitura Municipal de Diamantina. Trata-se de ação de grupos de voluntários sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, professores e acadêmicos da UFVJM para limpeza de pontos estratégicos no município (pontos turísticos, históricos ou de valor ambiental relevante) com fins de educação e conscientização ambiental da comunidade.

O secretário municipal de meio ambiente, Márcilio Almeida informa que a idéia do picnic ecológico é associar um esforço de educação ambiental a um evento de lazer, confraternização e integração entre os participantes. O objetivo principal é sensibilizar a comunidade sobre o lixo que a própria população lança indiscrimidamente nos espaços públicos. "Não se pretende que este projeto seja um mutirão pontual, mas de uma ação contínua, com agenda definida e com ampla divulgação, pois somente a regularidade das ações pode garantir a efetividade de qualquer programa de educação ambiental. Ainda, estas ações contribuirão para tornar Diamantina ainda mais atrativa ao turismo" afirmou o secretário.

Ações previstas para o 2º semestre de 2011

Foram selecionados 4 locais estratégicos para realização de picnics entre Agosto e Novembro de 2011, conforme cronograma abaixo. Também foram relacionados 4 grupos de voluntários para início dos trabalhos. Cada grupo terá um coodenador, que se incubirá de manter a motivação da equipe, promoção dos eventos, negociação dos recursos necessários e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Estes grupos terão apoio logístico da SEMA e da UFVJM.

Logistica para Picnic Ecológico 21/08/2011

  1. Todos os Grupos (I, II, III, IV) encontram-se no Sup. Cordeiro para concentração às 8:00h;
  2. Grupo I parte a pé para Morro Cruzeiro (limpeza no trajeto e no topo do morro);
  3. Grupo II parte a pé pela Trilha dos Escravos até o mirante (limpeza no trajeto e no mirante);
  4. Grupos III e IV seguirão de ônibus a partir do Sup. Cordeiro para pontos de saída.
  5. Grupo III deixado pelo onibus no Mirante da trilha dos escravos, de onde parte a pé para Morro do Cruzeiro (limpeza do trajeto).
  6. Grupo IV deixado pelo onibus na portaria do Campus JK, de onde parte a pé até o trevo da BR367-estrada velha para Cruzeiro (limpeza das margens da rodovia)
  7. Às 11:00h, onibus recolhe Grupo III no mirante da Trilha Escravos e Grupo IV no Trevo BR367, levando ambos para juntar aos Grupos I e II no morro do Cruzeiro, onde ocorrerá o balanço final e picnic.
  8. Sacos de lixo serão deixados nos pontos finais (de chegada) para recolhimento pela caminhonete de apoio. Encerramento às 12:00h.
  9. Proximo picnic, 18/09, mantem-se o roteiro, mas inverte-se posição dos grupos.

Um comentário:

  1. Ontem (quarta, 24/8), mais uma vez deparei-me com uma inacreditável situação de desrespeito à nossa Serra. Por volta das 9h da manhã um cidadão manobrava seu Voyage (placa da cidade!), abria o porta-malas e tirava de lá caixas e caixas de entulho e despeja-os no bota-fora da Serra (ali bem ao lado do cruzamento com a rodovia). Tudo isso três dia após o Picnic Ecológico onde cidadãos colheram lixo da região.
    Tem hora que dá preguiça mesmo.
    Parece que estamos malhando em ferro frio.
    Num dia um arrogante empresário pinta as rochas da Serra onde recentemente foi cenário para gravação de programa de televisão, noutra despejamos lixo beira estrada.
    A cada dia acredito mais na frase: “Cada povo tem o governo que merece!”
    Merecemos o governo da “mordaça”, da obscuridade, dos preços abusivos e serviço precário do transporte coletivo, das arbitrariedades das leis e da pouca participação das pessoas nas decisões de nossa cidade.
    Mas a preguiça passa logo e penso como no movimento dos deficientes físicos, cujo lema é:
    “Nada sobre nós, sem nós!”

    ResponderExcluir