quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cine Mercúrio terá mostra de filmes argentinos e uruguaios

Fonte:  UFVJM

Durante o mês de maio, o Cine Mercúrio irá apresentar o ciclo “Cárceres Sociais: mostra rio-platense (Argentina e Uruguai)”, que inclui filmes com a temática da ditadura militar na América Latina e títulos que tratam de outras modalides de cerceamento social, cultural e político.

As sessões acontecerão na Casa de Chica da Silva, em uma parceria da UFVJM com o Escritório Técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Diamantina. A entrada é gratuita e aberta ao público. O espaço tem capacidade para 35 pessoas. Serão distribuídas senhas 30 minutos antes de cada exibição.

Além das sessões às quartas-feiras, que já vinham sendo realizadas no horário das 19h30, haverá três sessões aos domingos (nos dias 16, 23 e 30), às 18h00.

A iniciativa busca fomentar a atividade audiovisual na Universidade e acontece em parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o Instituto de Humanidades e a Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM, o Consulado da Argentina em Belo Horizonte e o Escritório Técnico do Iphan em Diamantina, por meio do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

  • Programação:

05/05, quarta, às 19h30
Crônica de uma fuga
(Argentina, 2006)
Direção: Adrián Caetano
Sinopse: Um grupo a serviço do governo militar argentino sequestra Claudio Tamburrini, goleiro de um time de pouco destaque, e o arrasta a um centro de detenção clandestino, a Mansão Seré, onde vários jovens convivem à espera de que seus destinos sejam decididos.


12/05, quarta, às 19h30
Whisky
(Uruguai, Argentina, Alemanha, Espanha, 2003)
Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Sinopse: A vida de Jacobo se resume a administrar sua fábrica de meias. Marta é a empregada de confiança, e  relação entre eles é estritamente profissional. A rotina de Jacobo se vê ameaçada pela visita do irmão Herman, que desencadeia uma série de situações prosaicas e patéticas.


16/05, domingo, às 18h00
Valentin
(Argentina, Holanda, França, Itália, Espanha, 2002)
Direção: Alejandro Agresti
Sinopse: Buenos Aires, 1960. Valentin é um menino de nove anos que vive com a avó. Seu pai vive ocupado trabalhando e a mãe está desaparecida desde a separação do casal. Solitário, Valentin divide o tempo sonhando em se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas pela avó.


19/05, quarta, às 19h30
Clube da Lua
(Argentina e Espanha, 2004)
Sinopse: Um emblemático clube de bairro com uma história de esplendor hoje está imerso em uma grave crise: parece que a única saída é que se converta em um cassino, nada mais distante dos princípios de seus fundadores na década de 40.


23/05, domingo, às 18h00
O mesmo amor, a mesma chuva
(Argentina e EUA, 1999)
Direção: Juan José Campanella
Sinopse: Jorge escreve contos românticos para uma revista. Aos 28 anos, é uma jovem promessa da literatura argentina, mas não consegue se fazer notar. Uma noite, conhece a garçonete Laura, com quem irá manter uma relação de encontros e desencontros ao longo de duas décadas.


26/05, quarta, às 19h30
O banheiro do Papa
(Uruguai, Brasil e França, 2007)
Direção: Enrique Fernández e César Charlone
Sinopse: É 1988 e o Papa João Paulo II visita Melo, pequena cidade fronteiriça do Uruguai. O Pontífice iniciará uma jornada pela América Latina por essa comunidade, onde o esperam mais de 50 mil pessoas. Muitos estão convencidos de que a visita será milagrosa para a alma e para o bolso.


30/05, domingo, às 18h00
O abraço partido
(Argentina, Espanha, França e Itália, 2004)
Direção: Daniel Burman
Sinopse: Ariel é um jovem de vinte e poucos anos que largou a faculdade e ainda vive às custas da mãe, dona de uma loja de lingeries. Ele sempre estranhou o fato de nunca falarem em casa sobre seu pai, que nos anos 70 partiu para lutar na Guerra do Yom Kippur, em Israel, e nunca mais voltou.

  • Serviço:

Local: Casa de Chica da Silva (Escritório Técnico do Iphan)
Endereço: Praça Lobo de Mesquita, 266, Centro - Diamantina/MG
Horário: 19h30 (às quartas-feiras) e 18h00 (aos domingos)
Entrada: Gratuita
Informações: 3532-6070

Nenhum comentário:

Postar um comentário