Em abril, o Cine Mercúrio exibirá três filmes que abordam questões relativas à Guerra Civil Espanhola, ocorrida entre 1936 e 1939. Os títulos fazem parte do ciclo de cinema espanhol Cine Papo, iniciado em outubro do ano passado no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG em Diamantina.
As sessões, com legendas em português, irão ocorrer às quartas-feiras, nos dias 07, 14 e 28 de abril, às 19h30. A entrada é gratuita e aberta ao público. A lotação do auditório é de 80 pessoas.
A iniciativa busca fomentar a atividade audiovisual na Universidade e acontece em parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com o Centro de Apoio a Idiomas, vinculado à Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM, com o Instituto Cervantes de Belo Horizonte e com o Instituto Casa da Glória da UFMG, além de ter o apoio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram/Jequitinhonha).
Confira o cartaz em anexo.
Programação:
07/04, às 19h30 – A língua das mariposas
Título em espanhol: La lengua de las mariposas
Direção: José Luis Cuerda
(Espanha, 1999)
Sinopse: Últimos dias de inverno de 1936. Num pequeno povoado galego, Moncho, um menino de oito anos, volta à escola depois de uma longa enfermidade. “A liberdade estimula o espírito dos homens fortes”, argumenta seu velho e peculiar professor, perante um padre que o acusa de corromper as crianças com ideias republicanas às vésperas da Guerra Civil.
14/04, às 19h30 – Soldados de Salamina
Título em espanhol: Soldados de Salamina
Direção: David Trueba
(Espanha, 2003)
Sinopse: Uma romancista abandona a carreira de escritora para investigar uma história real ocorrida nos últimos dias da Guerra Civil: o escritor Rafael Sánchez Mazas esteve à frente de um pelotão de fuzilamento, junto com outros cinquenta prisioneiros, mas consegue fugir e esconder-se na floresta; acaba sendo encontrado por um soldado, que lhe deixa escapar.
28/04, às 19h30 – Silêncio rompido
Título em espanhol: Silencio roto
Direção: Montxo Armendáriz
(Espanha, 2000)
Sinopse: No inverno de 1944, já terminada a Guerra Civil, ainda existem nos montes do norte da Espanha os “maquis”, grupos armados que não se resignam ao triunfo do franquismo e seguem lutando. Lucía, de apenas 21 anos, chega a um desses povoados para trabalhar com sua tia e ali conhece Manuel, jovem ferreiro que colabora com os maquis, passando a envolver-se com ele e com a realidade oculta sob as montanhas.
Serviço:
Local: Instituto Casa da Glória da UFMG
Endereço: Rua da Glória nº 298, Centro, Auditório 209
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Informações: 3532-6070
Nenhum comentário:
Postar um comentário