domingo, 18 de abril de 2010

Filme gravado em Diamantina vence festival de cinema

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade anunciou neste sábado (17) os vencedores de sua 15ª edição. “Foi mais um grande ano para a cultura do documentário no Brasil”, afirmou Amir Labaki, fundador e diretor do festival. “A premiação distingue cineastas renomados e uma nova geração. Melhor impossível”.

O júri internacional foi formado por Bill Nichols, Marek Hovorka e Yoav Shamir. O júri brasileiro foi constituído por Andréa Pasquini, Carlos Eduardo Lourenço Jorge e Mariza Leão.

O É Tudo Verdade 2010 apresentou 72 documentários, dos quais 32 participaram das mostras competitivas, selecionados entre mais de 1000 títulos inscritos.

Na caegoria de melhor filme da competição brasileira de longas e médiasmetragens o vencedor foi  “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo Siqueira, gravado na região de Diamantina.

O documentário, dirigido por Rodrigo Siqueira, mostra os rituais fúnebres de tradição africana em Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Pedro de Alexina, 81 anos, comanda como mestre de cerimonias o funeral de João Batista, morto aos 120 anos. Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história que retrata um canto metafísico do sertão mineiro.

No Quartel do Indaiá, interior de Minas Gerais, é difícil separar o que é realidade ou ficção, relato verdadeiro ou fabulação. Numa antiga comunidade de garimpeiros de ouro e diamantes, remanescente de um quilombo, longe da vida urbana, das escolas e da medicina convencional, a tradição oral embaralha as referências, que vêm da África, e elabora sua própria sabedoria, não enxergando fronteiras entre a vida e a morte, o vivido e o imaginado. O velho Pedro de Alexina, de 82 anos, invoca essa memória ancestral, à qual pertencem as cantigas fúnebres em dialeto banguela que praticamente só ele ainda conhece, para encomendar a alma do amigo João Batista, que acaba de morrer, aos 120 anos. Todo cuidado é pouco neste território em que Deus e o Diabo convivem à luz do dia.

Pela primeira vez, o filme vencedor da competição brasileira de longas e médias-metragens/Prêmio CPFL Energia - É Tudo Verdade, concedido a “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo Siqueira, será apresentado simultaneamente na terça (20), em três capitais: Brasília, Porto Alegre e Recife.

Clique aqui para ler mais sobre o filme.

trailer - Terra Deu, Terra Come from rodrigo siqueira on Vimeo.

5 comentários:

  1. Fernando, também esse furtei: http://www.micuim.org/?p=8389
    Grato. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Saul,
    Uma cidade que é tema e cenário de tantos filmes interessantes já merecia um festival de cinema?

    ResponderExcluir
  3. Pois num é, Fernando?! Mas, pra isso, é preciso pensar grande, né? Quem sabe a UFVJM aceita o desafio? E pensar que em Diamantina já houve duas salas de cinema: o Trianon (de alguns festivais regionais de música também) e o Esplanada...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Que tal mandar um projeto pra lei de incentivo... um festival de cinema na rua, na época do Festival de Inverno. Eu topo ajudar a escrever o projeto.
    Bruno Taunay

    ResponderExcluir
  5. Taunay,
    O que precisamos por essas bandas de cá são pessoas como você, gente com visão, que quer fazer fazer algo e com iniciativa.....

    ResponderExcluir