terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novas e impressionantes pinturas rupestres são descobertas em Diamantina

Autor do texto e fotos: Wellington F. Gomes

imageA notícia se espalhou como fogo morro acima e água morro abaixo e já é um dos temas mais comentados nas redes sociais.

Impressionante mesmo!

Em menos de 24 horas apareceram quatro pinturas rupestres na cadeia do Espinhaço, especificamente na Serra do Cristais em Diamantina, Minas Gerais.

“Ontem passei por aqui e nada vi, exceto alguns lixos e entulhos despejados ao longo da estrada. Mas isto era comum. Hoje foi diferente! Estavam ali. Vieram do nada. Fui subindo a estrada e vendo uma após a outra. Incrível! Nem sei como te descrever... Fiquei olhando e tentando decifrar”. Disse um morador local.

Vários estudiosos estão se deslocando para a cidade a fim de decifrar o código que pode ter sido escrito por uma civilização pré-histórica, das cavernas, segundo informações de especialistas.

imageO governo afirma que com a descoberta o tombamento da Serra dos Cristais ganhou mais um motivo de existir visando a preservação deste sítio arqueológico.

Pela similaridade, repetição em locais estratégicos e uma delas até apresentar um desenho de uma extensão que lembra um suporte, um cabo de uma placa, já se cogita que tratam-se de quatro grandes expressões gráficas. O equivalente a hoje à uma peça midiática. Lembramos que o período é pré-histórico e por isso podemos estar diante dos primeiros registros da propaganda de massa.

imageO IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) destaca em seu site que “aSerra dos Cristais é tradicionalmente identificada como um elemento paisagístico da cidade de Diamantina, formando uma espécie de moldura para o espaço urbano”. Em menos de um ano após o tombamento oficial Conjunto Paisagístico da Serra dos Cristais(noticiado aqui neste blog) estas pinturas só vêm agregar valor histórico e turístico à área que “abriga nascentes, represas, mirantes, praças, cruzeiros, uma igreja e um importante trecho histórico calçado com pedras” tão bem cuidados e valorizados pelos turistas e moradores do local.

2 comentários:

  1. Fernando Gripp, que texto é esse? Não entendi nada!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, obrigado pelo comentário. Olhe pela lado do humor!!! Na verdade, o autor do texto usou uma certa ironia para protestar contra as pinturas que foram feitas nas pedras da Serra dos Cristais, patrimônio recentemente tombado. Imagine se todos os comerciantes resolvessem pintar as pedras da região para fazer propaganda..
    Inté+

    ResponderExcluir