Andando por Diamantina sempre me deparo com alguns cruzeiros que estão dispostos em vários locais da cidade. Podemos encontrá-los dentro do 3º Batalhão de Polícia; outro no Rio Grande; e também próximo ao Seminário. Afinal, quantos são? Qual a seu significado histórico e religioso para a cidade?
O mais conhecido deles é o Cruzeiro da Serra. Para muitos o local com mais bela paisagem de Diamantia. Em uma altitude aproximada de 1300 metros é possível ter uma visão panorâmica da cidade e seus arredores com destaque para o imponente Pico do Itambé (2.002). O Cruzeiro da Serra também é o marco comemorativo do centenário da fundação de Diamantina (1838-1938).
Apesar de sua beleza e importância histórica, o local sempre me pareceu abandonado, sujo e com muito lixo (garrafas, camisinhas, cacos de vidro e muito mais). É realmente lamentável. Sempre levo minhas visitas de outras cidades para conhecer o Cruzeiro por achar que é uma oportunidade de mostrar uma visão geral da cidade e suas belezas. Infelizmente, todos fazem o comentário de que o lugar deveria ser mais valorizado e bem cuidado. Uma cidade que se propõe a ter uma vocação turística deveria conservar melhor seu patrimônio.
Fernando, não o conheço pessoalmente, sou filho de Assis Horta, fotógrafo que tem seu acervo em amostra, atualmente no Museu do Diamante. Sou diamantinense apaixonado e muito me intereço pelas coisas de minha terra. No seu blog você tocou no assunto que há muito queria pesquisar:os Cruzeiros de Diamantina, cada um tem sua estória ou sua história, por exemplo tem dois que merecem atenção especial:o Cruzeiro da Gameleira (da igreja do Rosário)e o Cruzeiro do CULA.
ResponderExcluirGostaria de manter contato via e-mail:
assishorta@gmail.com
Visite nosso blog:terapiadecutuvelo.blogspot.com
Um abraço,
Assizinho