terça-feira, 24 de março de 2009

Tesouros na janela











































Um olhar mais atento para as portas e, principalmente, para as janelas do centro histórico de Diamantina nos revela belas e agradáveis surpresas. Nelas predominam as tradicionais combinações de cores: azul, amarelo, verde e branco e outras. Além dos contrastes das cores, podemos observar pequenos detalhes que nos chamam a atenção. São enfeites, flores, colchas, pinhas, treliças, "namoradeiras", arbustos, animais, pessoas e outros elementos inesperados,  que criam um diferencial no cotidiano da cidade. Não é raro encontrar turistas encantados com esses detalhes, principalmente aqueles que moram em cidades maiores com seus prédios e janelas padronizados. Mas para descobrir esses tesouros é preciso estar atento, com tempo,  aberto ao novo e principalmente ter disposição para subir e descer as ladeiras a pe.

7 comentários:

  1. Oi Fernando,

    quase todos os dias eu entro no seu blog para aprender mais um pouquinho sobre Diamantina, e sempre digo que vou postar um comentário mas sempre deixo para depois, mas hoje não resisti quando li sobre as janelas de Diamantina que também muito me encantam.
    Sempre que ando no centro conservo o meu olhar de turista e fico admirando estas verdadeiras esculturas que são as janelas de Diamantina.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    Thalita Mota de Oliveira Dias

    ResponderExcluir
  2. Thalita,
    Obrigado pelas visitas. O comentário é muito importante para o blogueiro porque é um sinal de que ele não está falando sozinho rsrsrs.
    Nós, moradores, não podemos nunca perder esse olhar e o encantamento pela cidade.
    Grande abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Ô Fernando.
    Parabéns. Lindas fotos. E o colorido...
    Coloquei seu blog na cara do meu blog. Você está lá como um dos meus favoritos. Dá uma olhada procê vê.
    Um abraço.
    Rubem.
    www.terpiadecutuvelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ô Fernando.
    Posso roubar uma foto sua pra colocar no meu blog?
    Vai ficar por uma semana.
    Rubem.

    ResponderExcluir
  5. Rubem,
    As fotos eu geralmente pego no www.flickr.com e sempre procuro dar os créditos ao autor.
    Utilizo o método de copiar a URL da foto e colo blog. Se precisar de uma ajuda estarei à disposição.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Fernando, falando das janelas de nossa terra, não sei se você conhece os desenhos delas feitos por Lúcio Costa, em 1938 e, segundo sua filha, foi quando visitou Diamantina pela 1ª vez, o que marcante em sua carreira de arquiteto. Você pode conhecê-los com Toninho Pádua ou as que estão em exposição na Casa de Juscelino, na Rua São Francisco.
    Assis horta
    Aqueles enfeite coloridos, colocados na beira das sacadas, têm o nome de "abacaxis" e são de origem oriental, usadas em Macau, como vários estilos copiados em Diamantina, por exemplo o passadiço e os muxarabiés.

    ResponderExcluir
  7. Assis,
    Obrigado pelo comentário.
    Infelizmente não conheço os desenhos. Ma sei que Lúcio Costa esteve em Diamantina em 1922 e foi um momento marcante em sua carreira. Vou pesquisar e postar algo.
    Realmente é interessante essa influência oriental em Diamantina, veja o exemplo do nome da Rua Macau do Meio.
    Grande abraço
    Fernando

    ResponderExcluir