quarta-feira, 22 de junho de 2011

Asssociação Cavaleiros da Cultura está no calendário de eventos de Corpus Christi em Diamantina

Fonte: Site da  ACC

Corpus Christi é uma das celebrações religiosas mais importantes do calendário de eventos de Diamantina. Participando dela é possível vivenciar a interação entre a religiosidade, arte e tradição. A celebração é carregada de singularidade e matem viva práticas da época colonial, como por exemplo, a ornamentação das ruas do centro histórico com os tradicionais tapetes confeccionados pelas mãos da comunidade e de visitantes. Eles são feitos com serragem, borra de café, farinha e areia, além de pequenos acessórios. A tradição é um legado cultural deixado pelos portugueses.

Dentre as programações deste ano está a cavalgada do Projeto Expedição Literária Estrada Real.  Na sexta-feira, dia 24, às 14h, os Cavaleiros da Cultura farão a doação de livros e vão entregar os prêmios aos finalistas do Concurso Crônicas Estrada Real, realizado nas escolas das localidades do entorno da cidade. O primeiro lugar vai ganhar um laptop, o segundo uma câmera digital e o terceiro um MP4. Todos os inscritos receberão medalhas alusivas ao concurso. Os professores que participaram da capacitação realizada em parceria com a Editora Paulus, também vão receber os certificados.

No sábado, os 16 cavaleiros vão partir com a comitiva às 8h, do Mercado Velho, no Centro Histórico, dando início à Expedição que percorrerá 25 localidades até Ouro Preto, em um percurso de 400 Km.

Os visitantes de Diamantina também poderão curtir a extensa programação do feriado que conta com a confecção dos tapetes que começa às 6h desta quinta-feira, a procissão religiosa de Corpus Christi que sairá da Igreja do Sagrado Coração de Jesus até a Catedral Metropolitana. Na sexta-feira, a partir das  18h, o público poderá conferir o show gratuito do Partido Bossa, além da Feira Gastronômica que acontecerão no Mercado Velho, no Centro. A  Seresta com o grupo Peixe-Vivo,  sairá às 21h da Praça JK, seguindo até o Mercado Velho.  Todos os bares e restaurantes da cidade vão promover programação especial neste feriado.

Mais informações na Secretaria de Turismo e Patrimônio da cidade pelo telefone: (31) 3531-9532 ou pelo e-mail: turismo@diamantina.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário