quarta-feira, 22 de junho de 2011

Concurso literário da Estrada Real

Com o objetivo de descobrir, divulgar, estimular e premiar novos valores do interior de Minas Gerais, a Associação Cavaleiros da Cultura (ACC) - instituição sem fins lucrativos – está realizando o concurso literário “Crônicas Estrada Real”, nas escolas participantes da Expedição Literária Estrada Real, que acontecerá de 24 de junho a 7 de julho em 25 localidades do chamado Caminho dos Diamantes.

Os interessados devem ter entre 10 e 13 anos e estarem matriculados no 4º ou 5º anos do ensino fundamental das escolas da Rede Pública participantes. Cada uma das escolas vai escolher até quatro crônicas entre as inscritas, que devem ser inéditas e de autores desconhecidos.

A comissão julgadora será composta de três conhecedores de literatura, que escolherão três trabalhos para o 1º, 2º e 3º lugares. O autor da crônica campeã receberá um notebook e os 2º e 3º lugares serão contemplados com medalhas alusivas ao concurso.

Todos os participantes do Concurso, devidamente inscritos, receberão certificado de participação..

A complexidade da linguagem utilizada nos textos será avaliada conforme faixa etária do participante. Cada um deverá ter um professor de sua escola como referência da obra, sem que o mesmo contribua com a mesma.

A apresentação dos vencedores, e as premiações, vão acontecer nas cidades de Diamantina, Conceição do Mato Dentro, 28 de junho e Santa Barbara dia 4 de julho, como parte da programação do Evento-Show da Expedição Literária Estrada Real, que terá sua primeira etapa realizada entre os dias 24 de junho e 7 de julho, no Caminho dos Diamantes, entre Diamantina e Ouro Preto (MG), em um percurso de 400Km, em 25 localidades, quando serão distribuídos 150 mil livros para crianças e jovens do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública.

O Concurso tem caráter sócio educacional e não vincula seus resultados com nenhuma área da Associação dos Cavaleiros (ACC) da Cultua, a não ser o Departamento Social.

A ACC organiza o Concurso com seus parceiros locais, sem nenhuma vinculação a qualquer partido político, agremiação religiosa, fins comerciais ou outra expressão social que não seja o compromisso com a causa da educação pública e a inclusão social.

O projeto tem apoio da Editora Paulus, Instituto Estrada Real, Secretarias de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, prefeitura de Itamonte, Fiat, CEMIG, Soma Nutrição Animal e Caçula.

Premiação do Concurso Literário da Estrada Real.

- Dia: Sexta-feira, dia 24 de junho

- Horário: 14 horas

- Local: Mercado Velho

Informações: www.cavaleirosdacultura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário