sábado, 25 de junho de 2011

A Otimização do Aeroporto de Diamantina

Vôos Diários para BH e Montes Claros

Polo de Ligação Aérea do Alto Jequitinhonha

Atração de Novos Negócios Estratégicos à Região

Ao final deste artigo sobre o Aeroporto de Diamantina o leitor pode estranhar a ausência de imagens de uma aeronaves, ou até mesmo de passageiros nas fotos apresentadas, mas é a realidade atual que acomete o município, que em pleno momento de saturação aérea nos demais aeroportos, não consegue estabelecer plano estratégico de uso e otimização de sua estrutura aeroportuária, atender a demanda regional reprimida e gerar empregos, renda e divisas a Diamantina.

image

Fachada Desembarque Aeroporto Diamantina: Reforma finalizada em 2006 que consumiu recursos públicos de mais de 20 milhões de reais e se encontra subutilizado

O Aeroporto Presidente Juscelino Kubitscheck, em Diamantina-MG. Possui um terminal de passageiros, com 577 metros quadrados, com saguão, salas de embarque e desembarque, banheiros e mezanino, com capacidade para receber até sete mil passageiros por ano. Além de contar com sistemas de combate a incêndio e de segurança e proteção ao vôo, possui uma pista de 1.620 metros de comprimento e conta com área de segurança (Stop Way) de 90 metros de extensão. A pista também é equipada com balizamento para pouso noturno de aeronaves, taxiamento com 150 metros de extensão e pátio de estacionamento de aeronaves com 9.750 m2 de área. Reinaugurado em 2006, consumiu recursos do Estado da ordem de 20 milhões de reais. Hoje encontra-se totalmente subutilizado, e recebe pouco mais de 10% de seu potencial/ano.

Foto Aeroporto Mix

Estrutua aeroportuária do Aeroporto JK em Diamantina-MG

Além de ser o aeroporto mais alto do Brasil algo que também chama a atenção é a quantidade de re-inaugurações que ocorreram no aeroporto nos últimos anos. Há literalmente uma coleção de placas com menção diversas autoridades e expressivos recursos públicos investidos, que necessitam gerar retorno para o desenvolvimento e crescimento regional.

Placas Inauguração Aeroporto Diamantina

Placas Inauguração Aeroporto Diamantina: Coleção de placas alusivas às diversas reinaugurações do Aeroporto JK em Diamantina-MG

Sua administração, a cargo da Prefeitura Municipal de Diamantina, através de sua Coordenação de Trânsito e Transportes/ Coordenadoria do Aeroporto JK, é precária e enfrenta dificuldades dos mais diversos níveis. Hoje não se cobra taxa de embarque dos passageiros que utilizam o terminal, nem mesmo taxa de uso por parte das aeronaves, prática padrão comum em qualquer aeroporto para manter seu correto funcionamento e sustentabilidade; o local onde deveria funcionar a Brigada de Incêndio (inexistente), em plena área de segurança, é ocupado irregularmente, como residência, por um cidadão que não possui nenhum vínculo profissional para com o aeroporto; não há lojas ou lanchonetes em funcionamento nem mesmo quando chega o vôo regular da TRIP aos  sábados e domingos; as láminas de forro de PVC do teto estão caindo e o mato cresce alto em seus arredores e, mesmo em época de queimadas, não há o devido trabalho de manutenção preventiva. Para que o pleito de uma ligação aérea diária seja bem sucedido, é imperativo que estes problemas sejam sanados e que o aeroporto cumpra todos os requisitos técnicos-administrativos demandados. Não há espaço para amadorismo e tudo precisa ser encarado de maneira profissional. Há ainda mais um agravante, segundo a Coordenadora de Trânsito e Transportes do município, de maneira formal e oficial, o aeroporto ainda não foi entregue pelo Estado de MG e pela ANAC à Prefeitura de Diamantina, que desta forma se esquiva da responsabilidade sobre fatos acima apresentados e apenas mantém os serviços básicos em funcionamento.

Brigada Incêndio (1)

Esta é a brigada de incêndio, que em plena área de segurança foi invadida e foi transformada em residência por uma pessoa sem nenhum vínculo profissional com o Aeroporto. Note que há uma horta e até mesmo um cachorro de estimação.

No dia 24 de setembro de 2010, momento ápice da campanha eleitoral nacional, Diamantina foi palco de um encontro de peso, que demonstrou toda sua importância política no cenário nacional. Neste, com as presenças do Governador e candidato a Reeleição Antônio Anastasia, do ex-Governador e candidato ao Senado Aécio Neves e de diversos candidatos mineiros a Câmara Federal e Estadual, foi elaborado pela ACID um manifesto de reinvindicação ao Governo do Estado. Das mãos do Presidente da ACID o Governador Antônio Anastasia e o Senador Aécio Neves receberam um documento detalhado e elucidativo sobre a questão-problema da subutilização do aeroporto e do necessário atendimento à demanda regional de ligação aérea entre o município e a capital:

Entrega Oficio ACID sobre o Aeroporto

Entrega Ofício ACID sobre o Aeroporto:  Em setembro de 2010 o Presidente da ACID, Carlos Marques Moreira, já entregava, em mãos ao Governador Anastasia e ao Senador Aécio Neves, ofício relatando o problema da subutilização do Aeroporto de Diamantina.

Fonte: Jornal ACID

9 comentários:

  1. Uma pena mesmo!
    Eu cheguei aqui justamente por estar procurando o melhor meio de chegar a Diamantina. Vi que a TRIP tem um voo com preço bom saindo aqui de BH. Mas estava procurando saber se tem ônibus do aeroporto de Diamantina ao centro da cidade. Lendo seu texto, acho que ainda há problemas mais urgentes a se resolver.
    A situação está assim ainda?
    Abraço e parabéns pelo trabalho,
    Cesar

    ResponderExcluir
  2. Cesar, grato pela visita e comentário. A situação não mudou nada. Mas vale a pena o vôo para Diamantina e pedir um tàxi na chegada porque o aeroporto é muito perto do centro. Boa via gem e inté+

    ResponderExcluir
  3. olá... sou universitario da UFVJM e em setembro de 2011, durante o final de semana do feriado de 7 de setembro , utilizei o voo da TRIP para retornar para Diamantina, no trecho DIA-PLU. Na época, a passagem custou 49,90, é isso mesmo, 49,90 , mais de 20 reais mais barato que a passagem de onibus durante as 5 horas de viagem. a estrutura no aeroporto sinceramente é melhor que o aeroporto de Ipatinga que é a minha cidade, mas devido a falta de marketing da empresa e da logística da prefeitura, fica mais por fora viajar de aviao pra Diamantina. E observando no site de vendas, parece que durante o mes de março, já nao haverá voos entre DIA-PLU.. é uma pena mesmo, ressaltando que Diamantina tem potencial turistico para receber voos diarios, visto como é feito em Caldas Novas por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme,
    Obrigado pela contribuição. Seu relato é uma prova que o vôo para Diamantina é viável.Inté+

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Sou de Campinas e estou procurando voo de Belo Horizonte à Diamantina, mas não encontro na data de ida 06 de Junho e volta 12 de Junho. São escassos mesmo os voos para Diamantina?
    Obrigada
    Vera

    ResponderExcluir
  6. Vera,
    Atualmente só há voos para Diamantina nos finais de semana.
    Inté+

    ResponderExcluir
  7. gostaria de parabenizar aos piloto de aviao da brigada de incendio pelo belo serviço que tem feito em nossa cidade agradeço e que deus lhe proteja

    ResponderExcluir
  8. que bom saber que existem voos aos finais de semana de bh para diamantina

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    Gostaria de saber se existe alguma companhia que realiza voos de BH p/ Diamantina.

    ResponderExcluir