domingo, 12 de junho de 2011

Capacitação em Turismo

Na última segunda-feira (6), os coordenadores do programa “Capacitação em Turismo em Minas Gerais” apresentaram o projeto a autoridades e representantes dotrade turístico de Diamantina, uma das sete cidades mineiras contempladas com a visita. Iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação L’Hermitage, o programa tem o intuito de otimizar o atendimento de todos os setores ligados à atividade turística, oferecendo cursos de capacitação. Serão 620 vagas para cursos presenciais e cerca de 2.500 na modalidade à distância (EAD), em todo o estado.

Em Diamantina, o evento aconteceu no Teatro Santa Izabel, com a participação de Márcio do Oliveira, coordenador do programa; Alberis Vinícius Mafra, Diretor de Turismo de Diamantina; Mariana Felício, Presidente da ADELTUR (Associação Diamantinense das Empresas Ligadas ao Turismo); Luciana Teixeira, Técnica da Microrregião Diamantina do SEBRAE; e Hugo Araújo, professor do programa, graduado em Turismo e especializado em Ecoturismo, além de convidados. “Nosso grande objetivo é melhorar a hospitalidade e o atendimento ao turista, tornar os moradores verdadeiros vendedores deste estado, que é tão rico”, disse Márcio de Oliveira.

Serão disponibilizadas, inicialmente, 60 vagas para os cursos presenciais em Diamantina e as inscrições terão início ainda nesta semana, na Secretaria de Turismo. A previsão é de que os cursos sejam realizados entre os dias 27 de junho e 28 de julho. A modalidade à distância já está com inscrições abertas no site:capacitacaoemturismomg.org.br e todos podem participar. Ambos são gratuitos.

“O programa é muito importante para o desenvolvimento turístico de Diamantina, visto o número de empreendimentos que surgem na cidade e que demandam mais profissionais com qualificação e mais preparo para receber bem o visitante. Diamantina tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e precisa receber bem este turista com profissionais qualificados para isso”, declarou Alberis Mafra, Diretor de Turismo da cidade.

Outro foco importante do programa é qualificar estes profissionais já pensando no impacto que a Copa do Mundo de 2014 trará ao estado. Hospitalidade, qualidade no atendimento e pluralidade cultural também são objetivos do “Capacitação em Turismo em Minas Gerais”, cujo público-alvo são empresários e profissionais dos setores de alimentação, hospedagem, transporte, receptivo, negócios, eventos, segurança e saúde. Em Minas Gerais, a maior demanda foi pelos cursos de idiomas - mais de 60% dos entrevistados em uma pesquisa realizada previamente aprontaram estes como essenciais.

Sobre os cursos

Os cursos presenciais serão ministrados por doutores, mestres e especialistas, e para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter o ensino fundamental completo. Além disso, será necessário acessar o site capacitacaoemturismomg.org.br e se informar sobre os locais de inscrição em sua cidade de interesse. Os professores vão oferecer aos alunos uma capacitação técnica com duração de 72 horas nos seguintes temas: Atendimento ao Turismo com Qualidade, História de Minas Gerais e Idiomas (Inglês e Espanhol).

Na modalidade à distância, as inscrições já estão abertas para os cursos: Atrativos Turísticos de Minas Gerais; História e Cultura de Minas Gerais; Marketing Turístico; Planejamento e Organização de Eventos; Políticas Públicas e Regionalização e Receptivo Turístico (mais informações ao final do texto, nos “Serviços”).

Durante o treinamento, serão abordados temas como: atendimento de excelência, ética, idiomas, cidadania, postura profissional, qualidade em serviços, comunicação e relações humanas. Também farão parte do conteúdo assuntos como pluralidade cultural, e a ligação do turismo com a geração de trabalho e renda. Dessa maneira, cria-se o ambiente propício para que os profissionais do turismo se aprimorem tecnicamente, em seus respectivos ofícios.

CURSOS PRESENCIAIS: TOTALMENTE GRATUITOS – 60 VAGAS (INICIALMENTE)

- Inscrições: previsão 8 de junho, na Secretaria de Turismo de Diamantina

- Pré-requisitos: Ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter no mínimo o ensino fundamental completo

- Previsão de período dos cursos: de 27/06 a 28/07 (Carga horária: 72 horas)

CURSOS À DISTÂNCIA: TOTALMENTE GRATUITOS

- Abrangência: todo o estado

- Inscrições: até o dia 30 de outubro pelo site www.capacitacaoemturismomg.org.br

- Pré-requisitos para inscrições: Ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter no mínimo o ensino fundamental completo

- Início dos cursos: já disponíveis.

Fonte: Doizum Comunicações, Érica Costa - erikacosta@doizum.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário