domingo, 26 de junho de 2011

A Vázea do Lageado de Milho Verde agora é Monumento Natural

Fonte: Instituto Milho Verde

A comunidade de Milho Verde comemora o decreto do Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio, decretado em 6 de junho de 2011.

O decreto foi asssinado pelo governador Antônio Anastasia na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente. A área do Monumento Natural é de 2.199,9754 hectares e abrange as comunidades de Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivarí.

A discussão para a criação do Monumento Natural se iniciou no 1º Encontro Ambiental de Milho Verde, durante o 8º Encontro Cultural de Milho Verde em julho de 2007, organizado pelo Instituto Milho Verde. Desde então, a comunidade local junto ao poder público municipal e o IEF trabalhou para que o Monumento Natural fosse criado.

A preservação da Várzea do Lageado é de extrema importância devido à riqueza da sua biodiversidade. Veja algumas fotos do Monumento Natural.

4 comentários:

  1. Caro mano Fernando
    Como sempre, nos alertando para acontecimentos importantes e fatos relevantes
    Não hesitei ao ver a publicação sobre o Lajeado e a Serra do Raio. Tive que intervir, pois as saudades desses belos lugares são muito grandes. Hoje, merecidamente ganham "status" de preservação. Nada mais justo, pois quem andou por essas paragens reconhece a beleza e a riqueza, escondidas por detrás daquela paisagens, que, de longe não demonstram a riqueza e diversidade de vida e de belezas naturais que apresentam.
    Tive até vontade de enviar algumas fotos que fiz por lá para ilustrar esse comentário, mas achei que seria meio pretensioso de minha parte.
    Para quem não conhece essas paisagem, recomendo vivamente.
    Abraços saudosos do mano Stone

    ResponderExcluir
  2. Stone,
    Que bom tê-lo de volta ao Passadiço. Por favor, envie uma foto desse paraíso para nós. Será um grande prazer utilizá-la no post..Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. É um lugar realmente bonito, meio mágico mesmo. Me encucou o Lageado com g - em todo canto que procurei, encontrei assim, menos nos dicionários... Será que há uma história também sobre esse g? Não duvido. Abço.

    ResponderExcluir
  4. Saul,
    Existe uma cidade em Santa Catarina chamada Lages, com G. Pode ser uma bos pista...Inté+

    ResponderExcluir