sábado, 25 de junho de 2011

Piranhas são encontradas nos rios Araçuaí e Jequitinhonha

Fonte: TV ARAÇUAÍ , repórter André Sá, postado no Blog do Banu

Pescadores da região têm se deparado com uma espécie de peixe que não é nativo das bacias dos rios Araçuaí e Jequitinhonha. Trata-se da piranha, uma espécie de peixe envolvida em diversos mitos reforçados pelo senso comum e até mesmo pelo cinema.

A piranha é conhecida pelo senso comum como uma espécie de peixe extremamente perigosa capaz de acabar com suas presas em questão de segundos. Vários filmes de terror foram produzidos para reforçar estes mitos, causando muito medo na maioria da população. A notícia de que foram encontrados exemplares dessa espécie nos rios da região causou uma certa estranheza, pelo fato dela não ser nativa da bacia do rio Jequitinhonha.

Entretanto, a piranha encontrada aqui não é tão perigosa quanto parece e nenhum pescador ou banhista precisa ficar aterrorizado com a presença desta espécie nas águas dos rios da região.

A piranha é um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente atacam quando estão estimuladas para isso. Dentro das inúmeras espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos. A piranha tem dentes que deixam qualquer um morrendo de medo.

Seu nome veio exatamente deste detalhe tão sutil de sua anatomia. O seu modo de caça é organizado e os cardumes numerosos. Se faltar comida, eles se alimentam de outros peixes da própria espécie. Não pense que pelos peixes serem pequenos eles não são tão perigosos. Um grupo de piranhas pode consumir um animal de grande porte (daí a expressão boi de piranha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário