quinta-feira, 4 de junho de 2009

41º Festival de Inverno da UFMG

O Festival de Inverno da UFMG, que chega à sua 41ª edição, mantém o pioneirismo. Para marcar esta tradição, uma das atrações deste ano será a realização do Seminário Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações, que reunirá gestores de cultura, artistas e pesquisadores. Depois de inspirar dezenas de eventos do gênero e reunir artistas que mais tarde criariam grupos como Corpo, Galpão e Uakti, o Festival se questiona se não seria um modelo esgotado para a UFMG, e propõe uma reflexão sobre a viabilidade da realização – em meio a uma crise global – de eventos culturais que não trilham os caminhos apontados pelo mercado.

Em uma programação que incluirá sessão de abertura, palestra e painéis, nos dias 20 e 21 de julho, o seminário pretende discutir o futuro dos festivais universitários de arte e cultura, com base em dois elementos: a percepção da crescente dificuldade em se viabilizar a realização de um festival naqueles moldes; e a constatação de que, a despeito das dificuldades, continua ocorrendo o crescimento numérico do modelo, com a repetição da fórmula ao redor do estado e do País. Entre os convidados do seminário estão o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais Paulo Brant, a Chefe da Representação Regional MinC/MG Aída Ferrari, e o Prefeito de Diamantina Geraldo da Silva Macedo.

Organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC/UFMG) e voltado para artistas, produtores culturais e interessados na área de cultura, o seminário acontecerá no auditório do Instituto Casa da Glória (Rua da Glória, 298 – Centro), que tem 50 vagas. A atividade é gratuita. A programação completa e outras informações sobre o seminário serão divulgadas em breve no site do 41º Festival (www.ufmg.br/festival).

Inscrições
A 41ª edição do Festival de Inverno da UFMG acontecerá em Diamantina, de 19 a 30 de julho, e oferecerá também oficinas, cursos e eventos culturais. As inscrições nas oficinas e cursos podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 8 de junho, pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep): www.fundep.ufmg.br. As oficinas com seleção terão as inscrições abertas de 8 a 25 de junho. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de junho, a partir das 15 horas, e a matrícula dos selecionados deverá ser feita de 1º a 13 de julho. Já as oficinas sem seleção terão matrículas abertas de 1º a 17 de julho.

Serviço

41ª edição do Festival de Inverno da UFMG

Data: 19 a 30 de julho

Local: Diamantina – MG

Inscrições: a partir de 8 de junho, pelo site www.fundep.ufmg.br

Informações: (31) 3409-4220 (callcenter) ou callcenter@fundep.ufmg.br

Fonte. www.diamantina.com.br

Foto : Deusdete Pinho, no Flickr

3 comentários:

  1. Fernando, há alguns anos, venho prevendo o fim do Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, ois todo ano vejo alegações de falta de verbas na Universidade. Só não esperava da necessidade de um debate público desta viabilidade, pois a decisão será unilateral e ninguém poderá fazer nada infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Espero que esse espaço se mantenha. Mesmo que modificado em sua forma e conteúdo,e sendo referência para tantas outras iniciativas, não é um modelo esgotado; muito pelo contrário! Basta constatar sua importância e influência como inspirador de processos criativo em Minas e no Brasil. Aproveitemos o debate que se abre, sejamos otimistas e participativos. A Cultura e Diamantina só tem a ganhar com a permanência do Festival!

    ResponderExcluir